Com 34 anos a região se tornou a maior produtora agrícola do país, com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado de Mato Grosso

Nova Mutum, a cidade modelo e polo situada no Médio Norte de Mato Grosso está na lista das 50 cidades que obtiveram as melhores colocações entre os 5.565 municípios brasileiros analisados pela pesquisa da Austin Rating, em parceria com a Editora Três, da Revista ISTOÉ.

Na segunda edição de ‘As Melhores Cidades do Brasil’, o município mutuense volta a surpreender. No auge dos 34 anos de emancipação, a cidade é mais uma vez destaque em 10º lugar entre as 50 cidades de pequeno porte do Brasil, figurando próxima das cidades de Palotina (PR), São Miguel do Oeste (SC), Marau (RS), Medianeira (PR), Garibaldi (RS), Panambi (RS), Pomerode (SC), Carlos Barbosa (RS) e Timbó (SC).

A região em que o município se encontra é destaque em nível estadual e nacional na produção agrícola, em virtude da extensão de suas áreas, das boas condições climáticas e dos investimentos em alta tecnologia.

Com clima ameno e o 3º IDHM e 1º IVS do estado de Mato Grosso, Nova Mutum está localizada em uma posição estratégica. A Administração Municipal vem impulsionando o desenvolvimento com a crescente do agronegócio aliado a uma boa gestão pública que tem proporcionado a população renda, emprego e qualidade de vida.

Com um comércio forte, culinária, sotaque e costumes de várias regiões do Brasil, Nova Mutum também se destaca, quanto aos indicadores econômicos que elevaram o município de 8º para o 2º lugar com 51.3275 pontos, depois de Medianeira (PR), com 51.8984.

Com uma área plantada de 402.000 ha de soja, 260.000 ha milho e 33.499 ha de algodão, faz com que a Agricultura fomente, as indústrias do agronegócio impulsionando a arrecadação municipal. Na Pecuária a cadeia da suinocultura, desde a produção de grãos e ração, e o melhoramento dos animais com melhor genética e granjas com elevado status sanitários, tornou a cidade como o maior produtor de galináceos do Mato Grosso, elevando a produção verticalizada aos mercados mais exigentes do mundo.

O turismo agrotecnológico em Nova Mutum está organizado para oferecer opções integradas e de qualidade para proporcionar uma experiência única, customizada e inesquecível. O município vêm recebendo grupos de turistas ligados à atividade agropecuária difundindo o conhecimento sobre inovação no campo e nas agroindústrias.

A cidade tem sido escolhida pelos investidores para grandes investimentos privados diante do compromisso da gestão em planejar o futuro e seguir o planejamento estratégico pelos próximos 30 anos.

Indicador Econômico

Na exportação Nova Mutum tem participação no Ranking estadual, cooperando com a balança comercial, com previsão de ampliar esta participação com o novo Distrito Industrial e o Parque Tecnológico.

O ranking foi elaborado com metodologia exclusiva, elaborada pela consultoria Austin Rating, que originou o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que é medido a partir de 212 indicadores extraídos de fontes primárias como IBGE, STN, Ministério do Desenvolvimento entre outros.

Em 2015 a Revista e a empresa apontou que Nova Mutum estava entre a 8ª cidade do país no ranking indicador econômico, quesito “comércio exterior”, e 28º lugar no indicador social, quesito Saúde.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias