Na noite desta segunda-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu o II Encontro de Padrinhos e Adotantes do Programa Adote uma Nascente. O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Alta Floresta (IPREAF).

Para o adotante da nascente Recanto da Amazônia, Vinicius Silgueiro, esse é um momento importante e que envolve a sociedade. “O principal é essa troca de experiências. É um momento de olharmos juntos para as possibilidades e parcerias que possam fortalecer a preservação dessas áreas e fortalecer o convívio do cidadão altaflorestense com as áreas verdes que temos aqui”, pontua.

De acordo com a vereador Ilmarli Teixeira, é preciso pensar no amanhã, e isso se faz, através das nossas ações hoje. “Adotar uma nascente significa participar de um processo de recuperação dessas áreas. É preciso preservar a vida para as gerações futuras. Enquanto representantes da população que possamos estar atentos. Parabenizo a Gestão Pública e todos os padrinhos e adotantes envolvidos”, argumenta.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca que, o Adote uma Nascente, este ano completa cinco anos, e foram cinco anos de muitos avanços. “Etamos fazendo esse momento para refletir, é gratificante ver os padrinhos e adotantes falando da sua percepção. Tivemos um impacto positivo nessas áreas. Houve uma mudança de comportamento das comunidades que estão próximas dessas áreas e esse era um dos objetivos, inclusive, houve uma mudança de hábito”, explica.

Durante o encontro o Colégio Alta Floresta e a Loja Maçônica Adonai recebem o Certificado de Contribuição Socioambiental, por renovarem o apadrinhamento das nascentes Córrego Severo e Tambaqui, respectivamente. De acordo com o Programa Adote uma Nascente, o apadrinhamento é válido por três anos, sendo necessário revalidar.

O município possui cerca de 8 mil nascentes entre área urbana e rural. Na área urbana citamos, por exemplo, a nascente do Tambaqui, com área de 1,71 hectares. Outra área é a Recanto da Amazônia, com área de 0,25 hectares.

Para o prefeito Chico Gamba, esse sucesso do Adote uma Nascente é reflexo de uma sociedade engajada e preocupada com Alta Floresta. “Se hoje Alta Floresta é exemplo isso é reflexo de um trabalho que envolveu toda a sociedade. O sucesso do Adote uma Nascente prova isso. Quando a sociedade trabalha unida, quem ganha é a cidade”, finaliza.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias