Na Semana do meio Ambiente, tem participação de alunos em caminhada para reforçar a importância da preservação
Com objetivo de conscientizar e reforçar a importância da preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Sinop, a Polícia Militar, o Projeto Luz do Amanhã e outros parceiros, promoveram hoje uma caminhada com alunos da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme Da Silva. O grupo saiu da unidade educacional, na rua das Celestinas (Jardim das Orquídeas) e seguiu até a sede do 3º Comando Regional da PM, na rua Colonizador Ênio Pipino.
A atividade é em alusão a semana do Meio Ambiente (ontem foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente). “É importante despertar nas crianças a importância do cuidado, o apoio que se tem junto com os parceiros que trabalham, buscando trazer para Sinop um meio ambiente saudável, que traz para nós uma qualidade de vida, uma sustentabilidade, considerando o desenvolvimento da nossa cidade que é muito forte”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.
Após a caminhada, os alunos puderam conferir estandes com diferentes exposições. “Conheceram um pouco do trabalho e isso faz com que também levem o aprendizado para casa, é um aprendizado coletivo trazido pelos parceiros do evento”, destacou Mallmann.
O comandante regional da PM em Sinop, coronel Wesney de Castro Sodré, também ponderou a importância de levar o conhecimento às crianças e adolescentes sobre o meio ambiente. “Assim eles criam uma empatia com o meio ambiente, que é um tema tão sensível e tão atual, que há essa união de esforços no sentido de se preservar, para que, inclusive, eles possam usufruir durante suas vidas”.
Outras ações para as crianças
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza regularmente ações com o objetivo de levar para as crianças a educação ambiental. Uma delas, é o Meio Ambiente Itinerante, que percorre escolas do município, contando inclusive com personagens importantes da natureza, como a Arara Canindé e do Macaco Aranha e, também, da mascote Paranka, deusa do fogo.
No projeto, são desenvolvidas palestras relacionadas ao tema; atividades recreativas com as crianças; tem a participação dos mascotes; apresentação de equipamentos da Secretaria de Meio Ambiente e dos trabalhos desenvolvidos pela pasta, além da participação de parceiros, como a Inpasa, Águas de Sinop, Sinop Energia e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que apresenta o museu itinerante.
“É uma oportunidade que o prefeito Roberto Dorner proporciona para dialogarmos sobre o meio ambiente nas escolas, onde nós atingimos as crianças diretamente, despertamos nela o interessa ao meio ambiente e formamos cidadãos considerando as melhorias para nossa cidade”, completou Mallmann.