MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE RECEBEM A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROGRAMA AMM ITINERANTE
Prefeitos, vereadores e técnicos de 11 municípios da região Norte participam em Matupá, a cerca de 700 quilômetros da capital, da segunda edição do Programa AMM Itinerante, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e parceiros. O evento teve início nesta terça-feira (25) e vai se estender até amanhã (26), com um amplo ciclo de palestras, atendimentos técnicos, troca de experiências e orientações sobre os principais temas que norteiam as administrações municipais. Cerca de 300 pessoas participaram a abertura da reunião, realizada no Parque de Exposições da cidade.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, agradeceu o prefeito anfitrião e demais gestores pela parceria na realização do evento, idealizado pela diretoria para descentralizar serviços e debater demandas regionais in loco. “Serão dois dias muito produtivos em que teremos a participação de vários órgãos e instituições que vão orientar prefeitos e equipes para que não percam recursos nem oportunidades por falta de informação. Certamente esse evento vai repetir o sucesso da primeira edição, considerando o comprometimento e engajamento dos prefeitos da região Norte em desenvolver uma gestão cada vez mais eficiente, com resultados práticos e efetivos”, assinalou.
Bortolin também apresentou aos gestores e demais participantes alguns avanços da instituição nos primeiros meses de gestão, em que se verificou aumento de produtividade em vários setores, como a elaboração de projetos que já somam quase mil neste primeiro semestre.
O prefeito anfitrião, Bruno Mena, falou sobre a participação dos municípios que se mobilizaram para marcar presença em Matupá e de forma conjunta debater alternativas para a região. “Várias cidades se movimentaram para essa edição do AMM Itinerante, que descentraliza diversas ações técnicas e institucionais. É com grande satisfação que recebemos os 11 municípios do Nortão durante esses dois dias que certamente vão contribuir muito com as administrações locais”, frisou.
Os gestores da região aprovaram a nova dinâmica de trabalho da AMM que inclui a interiorização das suas atividades. “O projeto de descentralizar as ações é muito importante porque temos dificuldade de levar o secretariado para a capital. Por isso trouxemos representantes de todas as secretarias para participar dessa programação ampla e relevante”, disse o prefeito de Marcelândia, Celso Luiz Padovani.
O prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, que também levou parte da equipe para participar do evento, ressaltou a iniciativa como uma oportunidade de interação e crescimento para os municípios. “Hoje é um dia bastante importante para os gestores do Norte de Mato Grosso que terão acesso a muitas informações relevantes. Trouxemos a equipe da prefeitura, de várias secretarias para participar das palestras e aplicar esse aprendizado na gestão”, assinalou.
Ciclo de palestras – A programação de palestras técnicas conta com a participação de técnicos do governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de estado de Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Desenvolve MT e Detran. Representantes do Tribunal de Contas, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação de Amparo `a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) também participam dos painéis temáticos.
As salas de atendimento técnico estão programadas para esta quarta-feira (26), a partir das 8 horas. Equipes da AMM e de outras instituições vão orientar prefeitos sobre variados temas, como finanças, contabilidade, convênios, trânsito, agricultura familiar, assistência social, entre outros.
O programa AMM Itinerante visa à integração e ao desenvolvimento de Mato Grosso através de encontros programados. As atividades abrangerão sete macrorregiões: Oeste, Norte, Araguaia, Sul, Médio Norte, Noroeste e Vale do Rio Cuiabá. A primeira edição foi realizada em Araputanga (a 337 km de Cuiabá), em março, e reuniu 21 cidades da região.