Os estudos técnicos apontaram, ainda, a necessidade da instalação de novas lombadas eletrônicas. Atualmente, seis pontos da cidade contam com o dispositivo que tem por finalidade alertar motoristas sobre a importância de respeitar o limite de velocidade.
As lombadas eletrônicas estão instaladas na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste, na Avenida Blumenau e na Claudino Francio, na região do Residencial Topázio.
Já os pontos mapeados para o recebimento de novos dispositivos são; o cruzamento das avenidas Mário Raiter com a Imigrantes, a Rua Alencar Bortolanza - próximo a Unidade de Saúde da Família (USB), Ana Neri, o cruzamento da Avenida Noêmia Tonello Dal Molin com a Rua Cecília Meireles, a Avenida Zilda Arns - no bairro Mário Raiter, Rua São Francisco de Assis – próximo a Praça da Integração e a Avenida Blumenau – próximo ao Lago Rota do Sol.
“A instalação desses novos dispositivos atende as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além do mais, como podemos constatar, as vias mapeadas compreendem locais próximos a escolas, unidades de saúde entre outros espaços que atendem um público mais suscetível e vulnerável que são as crianças e idosos”, pontua Moura ao ressaltar que Sorriso aderiu, em 2022, ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado em 2018 com a finalidade de orientar gestores públicos, além de alinhar as ações desenvolvidas nas esferas municipal, estadual e federal a fim de reduzir em, no mínimo, 50% da taxas de mortes pelos próximos dez anos.
Com relação a adesão do Município ao programa Vigia Mais MT, o gestor destaca que neste mês foi intensificado o processo de instalação de 350 câmeras interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOP), de Cuiabá.
“Para otimizar tempo e recursos, dividimos o processo de instalação em três etapas, sendo a primeira delas já concluída com a cobertura dos três pontos mais críticos. Neste momento, enquanto uma equipe está fixando os postes, outra vem fazendo a instalação da energia elétrica e da internet. Por fim, uma terceira equipe conclui o processo com a instalação das câmeras de alta resolução”.
Em 2021, o Município assumiu o pioneirismo de monitoramento em escolas e demais órgãos públicos ao instituir o programa Sorriso + Segura que previa a instalação de mais de 70 câmeras.