Ministério da Saúde diz sim, para implantação do SAMU em Sorriso
Sinal Verde. O secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luis Fábio Marchioro ouviu, nesta quinta-feira (9 de março), no Ministério da Saúde (MS), o sim para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Acompanhando pelo assessor de gabinete da pasta, Altair Machado, Luis Fábio cumpre agenda na capital federal em busca de avanços para a saúde do Município.
Articulação com Brasília e Cuiabá
Além da autorização para que o serviço seja, finalmente, implantando em Sorriso, Luis Fábio também adiantou que a Prefeitura já adquiriu três ambulâncias para atender ao Serviço, com um investimento superior a R$ 1 milhão e está sendo prospectada uma base para a unidade. “Junto ao Estado, também conseguimos a disponibilização do 192 para centralizar os chamados telefônicos”, informou, contextualizando que o “sim” dado pelo Ministério da Saúde também quer dizer que o Governo Federal irá subsidiar parte do serviço.
Além do sinal verde para o serviço de urgência e emergência, os emissários do Município avançaram em outra frente: a saúde básica. Na Secretária Executiva de Atenção Primária do MS, o gestor solicitou o credenciamento de unidades de saúde que estão sendo mantidas somente com recursos municipais. Um exemplo? A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santa Clara, por exemplo, segue, desde outubro, quando iniciou seus atendimentos, sem custeio do Governo Federal. Outra unidade de saúde, a do Bairro União, também está sendo mantida 100% com recursos municipais.
“Temos que agradecer o apoio do prefeito Ari Lafin, visto que a Prefeitura assumiu, e segue custeando, a manutenção dos atendimentos de maneira integral nestes dois locais, mesmo sem a vinda de recursos federais”, revelou.
Novas Unidades
Além de regularizar o credenciamento dos dois postos de saúde já existentes, Luis Fábio também solicitou junto ao Ministério o credenciamento de outras cinco unidades que estão pra nascer. Dois prédios já estão em construção, no Morada do Bosque e no Jardim Aurora, e outros três devem entrar, em breve, na fase de licitação. “Ao todo, nestas cinco unidades, os investimentos beiram R$ 10 milhões”, informou o secretário.
Saúde de casa em casa também
Urgência e emergência, atenção básica e saúde na casa das pessoas. Cuidar das famílias também foi pauta no Ministério da Saúde. O secretário solicitou que o Governo Federal custeie a inclusão de mais 75 agentes comunitários de saúde (ACSs) aos já 122 atuantes em Sorriso. “São os ACSs que fizeram o teste seletivo e devem ser chamados em breve”, contextualizou.
Agenda em Brasília
Além do compromisso em vários setores do Ministério da Saúde, os sorrisenses também buscaram junto a deputados federais e senadores apoio junto ao Governo Federal para a viabilização das demandas tratadas em Brasília. “São investimentos necessários para a implantação, a viabilização e a manutenção de serviços indispensáveis à saúde de toda a população, desde o atendimento em casa, no postinho de saúde, até o pronto atendimento em caso de emergências”, resumiu.
Fonte: Decom
-
Na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, foi realizada a entrega dos panetones arrecadados pelos alunos do co...
-
Serão ofertados, pelo menos, 1 mil veículos, na modalidade eletrônica (online), durante um per&iacut...
-
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil fluminense cumprem, nesta quinta-fe...