Mais de 250 pessoas foram examinadas em mutirão de atendimentos da hanseníase em Sinop
Durante o mês de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mutirões de atendimentos agendados para diagnóstico precoce e tratamento eficaz da hanseníase, uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e nervos periféricos.
Durante a ação do "Janeiro Roxo", que teve como público alvo contatos de pacientes já diagnosticados, foram realizados 264 atendimentos, deste total 48 pessoas tiveram diagnóstico positivo da doença. Esses pacientes foram encaminhados para tratamento na unidade de origem.
A SMS destaca que o trabalho de prevenção para diagnóstico da hanseníase é realizado durante todo ano, visando o tratamento precoce. Além disso, o município tem realizado capacitações com os profissionais de saúde, com o intuito de melhorar a identificação da doença, que é silenciosa. Só no ano passado foram 281 casos novos registrados.
Atualmente em Sinop são 448 pacientes em tratamento, em caso de dúvidas sobre a doença, basta o munícipe procurar a UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.