A Prefeitura disponibiliza, de maneira bastante atualizada, a lista de medicamentos gratuítos distribuidos, aos municípios, pelo Ministério da Saúde, através da assistência farmacêutica na atenção básica.

A relação, que leva ao munícipe, o nome do medicamento, a sua disposição, se é em comprimido, cápsula, dose ou injetável, por exemplo, assim como a quantidade existente em estoque ou em qual o paciente poderá apresentar a receita médica com a prescrição para retirada.

O trabalho informação, para facilitar o acesso dos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, bem como o acesso às medicações, é feito, periodicamente, pela Assessoria de Comunicação do Município (Assecom) através do portal oficial, o sitio www.sinop.mt.gov.br, na aba REMÉDIOS - distribuição gratuíta (https://www.sinop.mt.gov.br/fotos_downloads/388.pdf).

A relação de medicamentos para a rede básica e especialidades, disposta nos Centros Integrados de Atendimentos (CIA’s) e Farmácia Popular, reúne, aproximadamente, 300 tipos de medicamentos fornecidos, aos municípios, pelo Sistema Único de Saúde, através das Secretarias de Estado de Saúde, de acordo com a sua disposição [remédio].

Para que toda essa logística possa ser feita para proporcionar maior acesso e melhores condições aos pacientes que dependem da saúde pública, em específico, a saúde pública municipal, a Prefeitura mantém um almoxarifado central para recebimento e distribuição dos medicamentos para às várias unidades pulverizadas em vários locais da cidade para, assim, facilitar o acesso dos usuários.

Apesar de toda essa atenção e disposição gratuíta de medicamentos, a Secretaria de Saúde alerta, aos pacientes, que o uso de medicamentos tem que ser feito de forma racional e com acompanhamento médico.

Além do fornecimento dos medicamentos que compõem a assistência farmacêutica na atenção básica, o município conta, ainda, com a farmácia de alto custo que, através de cadastro e processo interno, dispõe de medicações específicos, com valores bastante alto e que, normalmente, são prescritos por médicos e ministrados em tratamentos com idicativo de uso prolongado.

A disposição da listagem de medicamentos fornecidos, á população, pela assistência farmacêutica na atenção básica, cumpre, ainda, a Lei Municipal (2.988/2021) de autoria do vereador Lucinei do São Cristóvão.

A Assecom é o veículo de imprensa oficial do município e, uma das suas principais funções é municiar a imprensa local e estadual com informações institucionais do Executivo, dando fé pública e tornando oficial toda e qualquer informação emitida em nome da Prefeitura de Sinop, seu gestor e todo o staff que compõe o primeiro escalão da administração pública municipal (secretariado).

 

Veja o endereço e o horário de funcionamento dos locais onde os medicamentos podem ser adiquiridos:

  • Centro Integrado de Atendimento (CIA) ANDRÉ MAGGI

Avenida André Maggi, nº 5860 - sub esquina com Rua dos Cambarás, Jardim Violetas

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3515-6342

  • Centro Integrado de Atendimento (CIA) JACARANDÁS

Avenida dos Jacarandás, nº 1237 - Jardim Jacarandás

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3531-8785

  • Centro Integrado de Atendimento (CIA) UMUARAMA

Rua José Goncçalves, nº 577 - Jardim Umuarama II

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3532-0616

  • Farmácia ALTO DA GLÓRIA (UBS Manoel Lorentino dos Santos)

Rua Passo Fundo, nº 730, Alto da Glória

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 11h / das 13h às 17h - (66) 3511-1962

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias