Foi realizada no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Alta Floresta palestras com a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com foco na campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais de 300 adolescentes estiveram presentes.

Além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar e Polícia Militar. O combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes é constante, porém, no mês de maio, são realizadas ações de conscientização.

O mês de maio tornou-se simbólico, pois, em maio de 1973, a pequena Araceli Cabrera Crespo, de apenas 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carboniza, no Estado do Espírito Santo. O corpo foi encontrado desfigurado e em avançado estado de decomposição. Posteriormente descobriu-se os autores do crime, porém, como eram jovens de classe média alta, os mesmos não foram punidos pelo crime.

Através da Lei Federal nº 9.970/2000, instituiu o Dia 18 de Maio, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para efetuar denúncias é preciso procurar o Conselho Tutelar da sua cidade ou ainda através do disque 100. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias