Primeira edição do concurso da Rainha e do Rei Idoso reuniu, na manhã desta terça-feira (21), os assistidos pelo Cras Palmeiras
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou, na manhã desta terça-feira (21), o concurso de escolha da Rainha e do Rei Idoso dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência Dona Zezé. A primeira edição foi realizada no Cras Palmeiras e coroou Floraci Feitosa Gomes como rainha e João Batista de Oliveira como rei. A ação faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Idoso, celebrado em outubro em todo o Brasil, em razão do Dia Internacional do Idoso e da promulgação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).
 
O evento reuniu dezenas de participantes e familiares para uma manhã de valorização das pessoas idosas que participam das atividades do Cras. O concurso teve como principal objetivo reconhecer a importância da terceira idade na comunidade, promover a integração, o fortalecimento dos vínculos e a autoestima dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
 
De acordo com a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, a realização da escolha da Rainha e do Rei Idoso é uma atividade aguardada e muito significativa para os grupos atendidos pelos Cras. “Dentro das atividades dos Cras, nós fazemos ações com essas pessoas acima dos 60 anos, que é a terceira idade, uma feliz idade. Hoje, numa promoção que realizamos todos os anos, damos continuidade à escolha da rainha e do rei da terceira idade. Este evento no Cras Palmeiras inaugura essa programação, que é muito importante para aumentar o vínculo com a comunidade e também com o próprio Cras”, destacou.
 
A secretária reforçou ainda que cada unidade do Cras se mobiliza de forma independente para organizar o evento, contando com o apoio de voluntários e parceiros locais. “Fica a cargo de cada coordenação buscar parceiros. Agradecemos as pessoas que ajudaram na produção das candidatas, com maquiagem e apoio no investimento. Elas se dedicam muito para que tudo aconteça da melhor forma e com certeza o resultado é sempre um evento muito bonito e cheio de significado”, explicou Sinéia.
 
Durante o desfile, cinco candidatas concorreram ao título de Rainha e o público também conheceu o Rei da Terceira Idade do Cras Palmeiras. Segundo Sinéia Abreu, esses momentos de descontração são essenciais para o bem-estar e a vitalidade dos idosos. “As participantes se sentem como se fossem adolescentes novamente. Isso é muito importante para cada uma delas e também para as demais pessoas que participam, torcem e celebram juntas. É uma festa de integração e felicidade”, completou a secretária.
 
Representando o prefeito Roberto Dorner e o vice-prefeito Paulinho, a secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, destacou a importância do evento como forma de reconhecimento e valorização da história de vida dos idosos de Sinop. “É uma grande satisfação participar de um momento tão significativo, onde estamos homenageando, valorizando e resgatando valores e princípios que eles trouxeram para nossas vidas e para nossa cidade. Este desfile representa a essência, a energia e a alegria de viver de cada um. Hoje é um dia de celebrar conquistas e fortalecer os laços de união, mantendo viva a chama da vida e da felicidade”, afirmou.
 
O vereador Dilmair Callegaro, que também participou do evento, elogiou a iniciativa e o empenho dos participantes. “É muito importante esse concurso, até porque eles se preparam muito para esse momento. Tive a oportunidade de ver as candidatas antes do início do evento e posso dizer que é algo que alegra tanto a elas quanto a nós. É um momento especial e cheio de emoção”, ressaltou.
 
A escolhida como Rainha do Cras Palmeiras, Floraci Feitosa Gomes, expressou emoção e gratidão pela conquista. “Eu estou muito feliz e agradeço a todos pelo trabalho que tiveram aqui. À equipe do Cras e à minha família, que está presente, eu agradeço de coração. Muito obrigada a todos que vieram prestigiar esse momento”, disse.
 
Já o Rei eleito, João Batista de Oliveira, comemorou o título e destacou a importância das atividades oferecidas no Cras. “Estou sendo rei pela primeira vez e está sendo muito bom. Participo de todas as atividades que acontecem aqui, como educação física, preparo físico e psicológico. É muito bom fazer parte desse grupo e dessa convivência”, afirmou.
 
O cronograma da ação continua nos próximos dias com a escolha da rainha e do rei idoso dos outros Cras do município. Veja a programação:
 
* Quarta-feira (22) - Centro de Convivência Dona Zezé, a partir das 8h;
* Quinta-feira (23) - Cras Paulista, a partir das 8h;
* Sexta-feira (24) - Cras Menino Jesus, a partir das 8h; 
* Quarta-feira (29) - Cras Boa Esperança, a partir das 8h.
 
A expectativa da Secretaria de Assistência Social é reunir mais de 400 idosos ao longo da programação em celebração ao Mês do Idoso em Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais notícias