Idosos atendidos no Centro de Convivência recebem orientações do Procon
Na tarde de quarta-feira, dia 29 de março, a equipe técnica do Procon, esteve realizando uma palestra no Centro de Convivência para a pessoa Idosa (CCI). Na ocasião os participantes tiveram acesso a várias dicas e orientações sobre direitos que estão estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Esse trabalho foi realizado em uma ação conjunta que envolveu as secretarias de Governo, Gestão e Planejamento, através do Procon e Assistência Social e Cidadania, por meio do CCI.
A senhora Eufrosina Pereira Reis da Silva, participou da palestra e fala da importância do trabalho do Procon. “Agora entendemos sobre os nossos direitos. Essa orientação é muito importante”, argumenta. Infelizmente recentemente a idosa caiu em um golpe. “Aconteceu comigo e pode acontecer com outros idosos, não tenham vergonha de denunciar”, argumenta.
O vereador Adelson da Silva Rezende, que esteve presente na atividade destaca o trabalho voltado aos idosos. “É muito importante que o Procon desenvolva esse trabalho. São pessoas vulneráveis e alvos dos golpistas”, disse.
Durante a palestra foram repassadas informações sobre os contatos telefônicos que solicitam cópia de documento, os direitos dos idosos no que diz respeito as passagens intermunicipais e interestaduais e adesões indevidas aos empréstimos consignados.
Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (CONDECON), Claudinei de Souza Jesus, essa atenção aos idosos é muito importante. “Esse é um público que merece toda nossa atenção. São pessoas vulneráveis e alvo das pessoas que estão com intenções ruins”, argumenta.
Segundo dados do Procon, em média são atendidos quatro idosos por dia com problemas relacionados a empréstimos não solicitados. E, ao menos um idoso procura o Procon todos dias relatando que foi vítima de golpe.
“É uma preocupação do Procon. Nos deparamos com várias situações que envolvem os idosos. Os golpistas muitas vezes focam nos idosos. Gostaria de lembrar as famílias que, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Assistência Social e Cidadania, Conselho Municipal, também existe o Procon, que está pronto para auxiliá-los”, explica a Coordenadora do Procon, Adelina Dias Amorim.