O número de emplacamentos de veículos em Sinop, cresceu 37,11% nos últimos cinco anos. Em 2017 foram emplacados 8.830 novos veículos na cidade e em 2021, foram 12.107, entre automóveis e motocicletas. O crescimento é mensal e acumula, anualmente, em média, 10%, revela dados divulgados pela 19ª Ciretran. Somente nesses primeiros cinco meses de 2022, já foram realizados 4.858 procedimentos. A frota atual passa dos 142.865 veículos (atualizados até 30/05).

Os números colocam Sinop na liderança quando se faz um ranking das cidades da região norte de Mato Grosso. A quantidade de veículos circulando no município, diariamente, são bem superiores aos dos números oficias, explica a Ciretran, em razão da representatividade e referência que Sinop tem para as mais de 30 cidades circunvizinhas que buscam o município para serviços relacionados à medicina, lazer, comércio e prestação de serviços em geral.

O gestor da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, major Joubert Sacramento, ressalta que “o crescimento de Sinop é exponencial em todas as áreas. Assim como a economia, educação e saúde, o trânsito não é diferente, o número de veículos circulando diariamente, só cresce. Sinop é referência e concomitantemente a Secretaria de Trânsito tem desenvolvido planejamentos para que nosso trânsito acompanhe o desenvolvimento e absorva toda a demanda existente, projetando a longo prazo”, disse.

A pasta realizou um levantamento e mapeamento da cidade e elaborou o Plano de Segurança no Trânsito, que traz as soluções pontuais e certeiras para os chamados ‘cruzamentos críticos’ em vias arteriais, gerados pelo grande fluxo de veículos. A principal alteração são instalações de semáforos em nove pontos da cidade e botoeiras em pelo menos 10 locais.

Os semáforos serão instalados nos cruzamentos da Av. dos Jacarandás com Av. das Palmeiras; na Av. dos Jacarandás com Av. Perimetral Sul; na Rua das Caviúnas com Avenida das Itaúbas; na Av. das Itaúbas com Av. das Embaúbas; na Av. das Figueiras com Av. dos Ingás; na Av. Foz do Iguaçu com Av. Maringá (Jd. Terra Rica); na Rua Colonizadora Ênio Pipino (viaduto do São Cristóvão); na Av. das Figueiras com Av. das Acácias e na Av. André Maggi com Av. das Figueiras.

Já as botoeiras estão programadas para Av. André Maggi (um em frente à UPA 24 Horas e outro na entrada do bairro Jardim Boa Esperança); Avenida dos Tarumãs, no Jardim Maringá; Avenida das Itaúbas, em frente ao Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller; Av. dos Jequitibás em frente à Emeb Rodrigo Damasceno (Jd. das Violetas); Av. das Acácias, no Jardim Botânico; Av. dos Jacarandás, Setor Residencial Norte e na Rua dos Cambarás, em frente à Emeb Ana Cristina de Sena (Jd. Santa Rita).

Os aparelhos já foram licitados. O processo já foi homologado pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e a empresa JSM Engenharia e Sinalização foi declarada vencedora do certame. A compra obteve uma economia de pouco mais de meio milhão de reais. A empresa, após a assinatura do contrato, terá um prazo de 45 dias para fazer a instalação dos semáforos e botoeiras.

Um Plano de Mobilidade Urbana também está em desenvolvimento pela secretaria. O objetivo é melhorar a locomoção dentro da cidade. O estudo encontra-se, neste momento, em fase de consulta pública no site da Prefeitura de Sinop. Neste período, que encerra dia 21/06, a população poderá apresentar sugestões e questionamentos por e-mail (sinop.planmob@gmail.com). Os questionamentos serão lidos e respondidos durante a Audiência Pública que acontecerá no dia 22/06, com início às 14h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

“Esses estudos, junto com o planejamento da Secretaria de Trânsito na execução das melhorias estruturantes, é para projetar o nosso trânsito para os próximos 10 à 15 anos. Nesse período o aumento da frota na cidade será suprida pelas adequações que serão realizadas no decorrer dos anos. A Prefeitura de Sinop tem sempre buscado acompanhar o desenvolvimento da cidade, planejando e projetando a prosperidade do município”, finalizou Sacramento, afirmando que as adequações promoverão redução no número de acidentes e pontos de congestionamento.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias