O setor agropecuário nitidamente está desempenhando um papel de grande importância na economia Matupaense. A realização da EXPOMATUPÁ no período de 30 de junho a 03 de julho tornou-se o maior balcão de negócios e polo regional do agronegócio do extremo norte Mato-grossense,  superando as expectativas da organização e mantendo resultados positivos e expressivos da ordem de mais R$ 50 milhões de movimentação financeira, além da geração de postos temporários de trabalho e o aquecimento do comércio local (supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, bares, conveniências, postos de combustíveis e outros).

Pela EXPOMATUPÁ 2023 estima-se que passaram cerca de 40.000 visitantes durante os quatro dias de festa. O evento do calendário municipal contou com mais de 33 expositores de máquinas, implementos e produtos agrícolas de renomadas marcas do mercado e que fizeram demonstrações práticas no Parque de Exposições.

Já a Praça de Alimentação foi composta por 20 micros e pequenos empreendedores onde a gastronomia regional representou um volume significativo de lucratividade.

No recinto do Tatersal aconteceram circuito de palestras técnicas, painéis e mesas redondas apresentando as últimas tendências e tecnologias em agricultura e pecuária, com foco na melhoria da produtividade e na sustentabilidade, além de leilões de animais de elite.

A tecnologia e a inovação estiveram em evidência por meio da exposição de equipamentos de energia solar, emprego de drone pulverizador na agricultura, tecnologias no agronegócio com aplicativos, redes de telemetria, chips, equipamentos e aparelhos autônomos e softwares de gestão, onde os agricultores podem otimizar toda a cadeia, do planejamento e plantio, até a colheita e transporte.

Na EXPOMATUPÁ os empresários, comerciantes, agropecuaristas, empreendedores da mineração e agroflorestal aproveitaram os stants de oportunidades das instituições financeiras e cooperativas de crédito.

O púbico movimentou o parque de diversão e prestigiou a casa do artesão, vitrine de agricultura familiar, rodeio em touros e os shows nacionais de Pedro Paulo & Alex, Matheus & Kauan e do cantor Leonardo, além de diversas atrações artísticas regionais.

A EXPOMATUPÁ faz parte das comemorações dos 35 anos do município e atraiu compradores, distribuidores, revendedores, prestadores de serviços e produtores rurais interessados em conhecer as novidades do mercado e estabelecer parcerias com os expositores, também construiu-se a oportunidade única de conhecer de perto o que há de mais moderno e inovador no Setor do Agro Brasileiro.

“Foi uma festa espetacular, gigante como o agronegócio do extremo norte de Mato Grosso. A EXPOMATUPÁ foi resgatada na perspectiva de potencializar o agronegócio e a agricultura familiar do município e as regiões Vale do Peixoto e Portal da Amazônia. Não temos dúvidas de que estamos no topo da agenda anual de exposições agropecuárias do Estado de Mato Grosso. Agradeço a todos os parceiros e colaboradores, mas principalmente a população Matupaense que esteve maciçamente no parque de exposições e soube recepcionar todos os visitantes”, disse o Prefeito Bruno Mena.

Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que toda renda da portaria será integralmente entregue as entidades filantrópicas: APAE, Associação da Terceira Idade Tia Celina, Rotary, Lions Clube, Associação Matupaense de Animais de Rua e a Associação Matupaense de Apoio Integral ao Idoso.

Mais notícias