A criação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, aprovada na Câmara de Vereadores, é um novo marco no desenvolvimento de Sinop e deve proporcionar avanços no setor esportivo de Sinop, devolver a representatividade ao setor e ampliar a captação e destinação de recursos para a realização de competições, principalmente a níveis regional e nacional, além de ampliar as condições de fomento das escolinhas de base.

“Faz 7 anos que não temos mais a secretaria de Esportes e Cultura. Então, neste período, deixamos de ser uma referência nesses dois segmentos no Estado. Com a volta da secretaria de esportes, não só esporte, mas cultura e turismo, a gente passa a figurar com o status de Secretaria e, automaticamente, conseguimos buscar eventos maiores, buscar mais recursos, não só no orçamento, mas fora”, destacou o gerente de esportes, Gabriel Vasconcelos. 

Segundo Gabriel, com o desmembramento da pasta da Educação, outro destaque será na maior autonomia na realização e desenvolvimento de novos projetos. “A gente consegue acelerar os processos de realização de eventos, de criação de novos espaços esportivos. Enfim, os ganhos são imensuráveis.  E aí, com certeza, dentro de um prazo muito pequeno, Sinop volta a ser uma potência esportiva e se figurar no lugar que ela sempre deveria ter estado sempre”, acrescentou. 

Para a atleta Maisa Bruna Wilke, 21 anos, a mudança poderá proporcionar avanços aos esportistas. Ela conta que pratica vôlei desde os 10 anos, quando ingressou nas escolinhas de base do município, época em que o apoio aos atletas era maior, como o apoio no transporte dos atletas para competições, bem como a estrutura de equipamentos bem distribuída entre os ginásios e modalidades esportivas.  “Então, quando juntou as secretarias de educação e esporte, nós perdemos esse apoio, porque ficou mal distribuído. Nós não tínhamos a secretaria de Esportes em si, mas sim uma única secretaria apenas para cuidar de um todo. A expectativa com a Secretaria de Esporte em si, é termos um apoio maior”, exemplificou.

AÇÕES DA NOVA SECRETARIA

Na nova formatação proposta pelo Executivo Municipal e aprovada pelo Legislativo, caberá à nova secretaria formular, executar e avaliar as políticas municipais de cultura, esporte, lazer, da atividade física e de turismo, integrando suas potencialidades e oportunidades à melhoria da qualidade de vida de sua população, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e da legislação vigente; caberá, ainda, desenvolver programas e projetos relativos ao desenvolvimento dos setores citados; promoção ao acesso a bens culturais materiais e imateriais à população, visando o fortalecimento da identidade local e a valorização da diversidade cultural; promoção ao a prática do esporte, o lazer e a atividade física visando à integração e inclusão social; entre outros. 

A LEI

A criação da nova secretaria integra o projeto de Lei Complementar  N° 002/2024, que dispõe sobre a estrutura administrativa do município, bem como implanta princípios e métricas de otimização e aumento da  eficiência da Administração Pública Municipal. Também foi criada a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, para melhorar a capacidade de gestão, reforçar o setor da construção civil e fomentar o ramo imobiliário de Sinop.

Mais notícias