Na noite de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Teatro Municipal Agostinho Bizinoto foi palco do lançamento oficial do Programa Alta Floresta Não Atropela, que teve como inspiração a espécie de primata zogue-zogue-de-alta-floresta, recentemente descoberta em nosso município, mas que já sofre ameaça de extinção. A cerimônia contou com presença de autoridades, entidades e imprensa. Além do lançamento do programa, também está sendo realizada uma exposição fotográfica no hall do teatro.

Embora o lançamento oficial tenha ocorrido ontem, as atividades já estão sendo realizadas há algum tempo. A iniciativa surgiu quando a bióloga Fernanda Abra, líder do Projeto Reconecta, esteve em Alta Floresta, e na ocasião, junto com os demais parceiros e identificou 12 pontos críticos onde ocorrem atropelamentos de animais silvestres.

A Coordenadora de Relações Corporativas da GreenYellow, Sílvia Boccia, pontua que a iniciativa está em consonância com os valores da empresa. “Estamos felizes em apoiar este projeto. Somos uma empresa que um dos pilares é a sustentabilidade”.

As pontes ainda terão câmeras TRAP para monitoramento das espécies que utilizarão as estruturas. O monitoramento será liderado pelo Projeto Reconecta contando com apoio de estudantes e acadêmicos locais, como da UNEMAT e UFMT.

Representando a Câmara de Vereadores, Ilmarli Teixeira, destacou a importância da iniciativa, considerando a riqueza da biodiversidade. “Alta Floresta é uma cidade riquíssima em biodiversidade de fauna e flora. É gratificante poder estar aqui e acompanhar esta ação que está olhando para o meio ambiente e manter seu equilíbrio”.

A Promotora da Primeira Promotoria de Justiça Cível de Alta Floresta, Fernanda Alberton, destaca que esta iniciativa já é uma ação de mitigação pensando no futuro. “Essa ação contribui com o meio ambiente para o equilíbrio do ecossistema. Alta Floresta está crescendo e essa iniciativa já irá mitigar problemas que envolvem acidentes automobilísticos”, pontua.

A líder do Projeto Reconecta e bióloga, Fernanda Abra, destaca que, além das suas metas pessoais dentro de sua carreira, ações como o Alta Floresta Não Atropela é um objetivo de vida pessoal, “Quero contribuir com o meu País, para termos uma malha rodoviária sustentável para a nossa fauna”.

Além de estar responsável por instalar as pontes de dossel, a bióloga também fez doação de pontes para o Município. Fernanda, além desta ação em Alta Floresta, também já possui uma relação institucional com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, o Programa Alta Floresta Não Atropela é mérito de toda a sociedade. “Se hoje estamos aqui isso é mérito de toda nossa sociedade. Não posso deixar de agradecer a Fernanda Abra por todo esse trabalho. Gratidão”.

O prefeito Chico Gamba destaca que Alta Floresta é reconhecida por sua natureza exuberante e rica diversidade de animais silvestres, e esse programa vem para zelar por essa riqueza natural. “Somos um município reconhecido por sua biodiversidade e essa iniciativa será muito importante para todos nós. Quero agradecer a Fernanda Abra por essa parceria”, finaliza.

 

Também estiveram presentes o proprietário da Fazenda Anacã, Fernão Prado; a Presidente da Fundação Ecológica Cristalino, Vitória da Riva; o Comandante da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Major BM André Conca Neto; o Supervisor de Unidade Aeroportuária da Centro Oeste Aeroporto (COA), Maxwell Peixoto Soares; o Diretor Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Vinicius Rezek; o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Éder Cordeiro; representando o Diretor de Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeira da Unemat, Prof. Mendelson Lima; o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 09-001, Subtenente Adão Aparecido dos Santos; o Superintendente de Rede da Diretoria Regional de Educação (DRE Alta Floresta), Carlos Alberto Cardoso; o Gestor da Energisa, Romério Braz, além de secretários municipais e servidores públicos.

A realização do Alta Floresta Não Atropela é uma realização do O Programa Alta Floresta Não Atropela está sendo desenvolvido pelo Projeto Reconecta, Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e Green Yellow. São parceiros do Programa:  7ª Companhia Independente Bombeiros Militar - 7ª CIBM - Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta - SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA e ICMBio de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL, Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA e Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta (COMSEP).

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias