Entenda como os serviços da Assistência Social atuam no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Maio é considerado o mês de conscientização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, a secretaria de Assistência Social faz parte da rede de proteção, atuando com o público em situação de vulnerabilidade, por meio do CRAS e CREAS. A pasta desempenha ações preventivas, fiscaliza, acompanha e ainda encaminha os casos de violação de direitos para os órgãos específicos.
Nestes atendimentos a equipe consegue se aproximar da comunidade, acompanhar e perceber casos de violação de direitos que posteriormente são encaminhados para o CREAS, Conselho Tutelar ou outros órgãos da rede de proteção. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), recebe denúncias direcionadas do canal oficial de denúncias, o Disque 100, encaminhadas dos CRAS, ou de ligações da população.
Outro órgão fundamental é o Conselho Tutelar, instituição especializada para defender e proteger a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar tem autonomia para executar sua função, mas atua constantemente em conjunto com o Município, em ações e atendimentos encaminhados pela Saúde, Educação e Assistência Social.
Durante o mês de maio são realizadas ações como a blitz educativa, que está programada para o dia 17, bem como palestras nas unidades da secretaria de Assistência Social e em outros pontos do município. Nesta última semana a equipe do CREAS palestrou sobre o tema para os vereadores mirins, na Câmara Municipal. O objetivo da mobilização da campanha Maio Laranja é conscientizar para combater e contribuir para diminuição dos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes.