O Centro de Combate às Endemias lançou, esta semana, o projeto “Siga meu exemplo”, que tem como objetivo fiscalizar os prédios públicos e levar orientações aos responsáveis em relação a dengue. O primeiro local visitado foi a sede da Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento é estender a fiscalização, nas próximas semanas, às demais repartições públicas da prefeitura. 

“Esse projeto tem como objetivo tornar os órgãos públicos da Prefeitura um exemplo para a sociedade de Sinop na questão do combate a dengue. Estamos no período chuvoso e é muito importante que toda a sociedade esteja engajada no combate ao Aedes Aegypti”, disse o coordenador do centro, Alef de Souza. 

Além deste projeto, em outubro, a Secretaria de Saúde encerrou o mutirão preventivo “Todos Contra Dengue”, iniciado em agosto e que passou por 25 bairros previamente selecionados, considerando os resultados alcançados nos Levantamentos da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) e historicidade. 

Ao todo, foram aproximadamente 20 mil imóveis vistoriados,  272 focos eliminados, 40 notificações emitidas  e 65 caçambas de entulhos retiradas da cidade.

No mesmo mês, o quarto Levantamento da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) eliminou 241 focos, sendo que 42,73% dos focos encontrados no eram lixo doméstico. Além disso, o índice ficou em 8,3%, isso significa que a cada 100 casa de Sinop, oito têm focos do Aedes.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias