Empreendedores participam de workshop sobre gestão para pequenos negócios
Com o tema “Controles para gestão e prosperidade de pequenos negócios”, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com a Unemat e o Sebrae, promoveu, ontem à noite (17), um workshop para microeemprendedores e empreendedores. Os empresários receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre linhas de crédito, ICMS, gestão de caixa, entre outros. A noite também foi marcada por atendimentos individuais conforme as necessidades de cada negócio.
O coordenador do Centro de Atendimento Empresarial da SEDEC, Jefferson Diniz, destacou que o evento é de grade representatividade e atende um pedido do prefeito Roberto Dorner para trabalhos e ações voltadas ao empreendedorismo. “A SEDEC tem procurado se aproximar de iniciativas como essa da Unemat, e está apoiando esses eventos, porque sabemos que o microempreendedor e esses empreededores são muito importantes para a economia do município”, pontuou.
De acordo com dados compilados pela pasta, de janeiro a outubro de 2022, foram abertas em Sinop cerca de 3,6 mil MEI’s (Microempreendedores Individuais). Ao todo, no período, o município registrou abertura de 5 mil novas empresas. Para Diniz, o workshop é uma maneira de levar informações de gestão a estes empresários. “A gente sabe que normalmente eles quebram ou deixam de crescer por problemas de gestão. A intenção do evento é levar essas informações a esses empresários”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão (NGest) do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT e palestrante, Geovana Alves de Lima Fedato, há alguns anos a faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, por meio dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, produz tecnologias que podem ser usadas em grandes e pequenos negócios. “A intenção do nosso evento é socializar essas ferramentas que os nossos alunos vem desenvolvendo e mostrar para os microeempreendedores como esses métodos podem ajudar alavancar o seu negócio”, disse.
Ainda conforme a profissional, o controle é a chave para que um negócio funcione bem. “São mínimos controles, as vezes gerir o fluxo de caixa, gerenciar os resultados. É sobre isso o que abordamos no workshop: que não é uma coisa complexa, que nós conseguimos fazer isso com ferramentas simples”, pontuou.
Para o representante do Sebrae, Alan Finger, a ação pode auxiliar muito aqueles que estão na fase inicial do empreendimento. “É quando eles estão aprendendo ainda como fazer a gestão do negócio. Estão precisando de várias dicas, precisando de apoio e a gente tem um pessoal altamente capacitado, que pode fornecer esse apoio para eles aqui na Unemat, e a vezes as pessoas não sabem disso”, pontuou.
Para o empreendedor, Ricardo Rodrigues de Souza, que tem uma barbearia, o workshop esclareceu muitas dúvidas, uma delas que há diversas possibilidades de ampliar o empreendimento com parceiros de forma gratuita. “Essas pessoas estão prontas para ajudar a gente. Conversando com a professora, ela me falou sobre as oportunidades que a gente tem de receber essas pessoas, para ajudar no controle financeiro, como seguir o passo a passo para movimentar o nosso negócio. Para mim, isso foi de muita importância e eu estou muito feliz de ter participado. E sem contar que você pode ter isso dentro da sua empresa, sem custo é o mais importante, e isso eu acho que é uma mão na roda”.
O evento contou com a presença da contadora Roselene Aparecida Fernandes, representando a Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (ASCCONT), que é parceira do projeto, e também esclareceu dúvidas dos presentes.