Em Sinop 51% das infrações registradas é por excesso de velocidade; secretário orienta sobre direção defensiva
Segundo dados apurados e divulgados pelo Departamento de Estatística da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, do total das infrações de trânsito registradas em Sinop de janeiro à novembro desse ano, 51,3% refere à excesso de velocidade. Desses, 89% corresponde à velocidade superior em até 20% da velocidade máxima permitida na via.
Transitar sem o uso adequado do cinto de segurança, ocupa o segundo lugar no ranking de infrações registradas no perímetro urbano da cidade, sendo responsável por 22,8% do total. Os dados são preocupantes e merece uma reflexão por parte de todos os condutores, seja de motocicletas ou de automóveis, ressalta o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.
“Os dois itens avaliados fazem parte das ações da direção defensiva estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB], que, na prática, estão sendo violados. Se o condutor adotar a direção defensiva como parte do seu dia-a-dia, teremos um trânsito mais seguro para todos, com menos incidência de acidentes e menos vítimas. Por isso, orientamos os condutores que adotem a prática de velocidade respeitando a máxima da via”, comentou.
De acordo com o CTB, a direção defensiva inclui atenção redobrada no trânsito; controle da situação observando a distância do veículo à sua frente e o que trafega atrás; manutenção de distância entre o seu e o outro veículo na pista; reduzir a velocidade ao se aproximar de rotatórias e cruzamentos; sinalizar antecipadamente a intenção de conversão; não trocar bruscamente de faixa de circulação; não frear rapidamente para fazer uma conversão e respeitar as sinalizações de trânsito (placas e demarcações na pista).
O Decreto Municipal 133/2020 determina velocidade máxima de 60 km/h para os veículos que transitam em avenidas; 50 km/h para quem trafega em ruas e 40 km/h para os circulam pela principal avenida da cidade, a Governador Júlio Campos. A velocidade dessa via, foi determinada por ter característica comercial e concentrar maior volume de pedestres, a fim de evitar possíveis acidentes.
Avançar o sinal vermelho em semáforo é o terceiro maior número de infrações flagradas, sendo responsável por 11% das identificadas pela equipe da secretaria. Outro dado apurado é que 8,6% das imprudências está relacionado ao parar sobre a faixa de pedestre, impedindo a circulação desses transeuntes. Transitar segurando o celular ou qualquer outra falta de atenção, somam 3% do total de registros. Infrações relacionadas à autorização, como não obter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento veicular irregular e falta de equipamento obrigatório, são 2,9%.
“Assumimos a pasta com a determinação de trabalhar a educação e conscientização dos condutores a fim de mudar a cultura de direção em Sinop. Intensificamos as blitze de fiscalização e de orientação, bem como as palestras junto às empresas e escolas municipais. Também fizemos alguns planejamentos de alterações estruturais no trânsito, como a readequação viária no viaduto central e muito breve iniciaremos em outros pontos e também organizamos internamente a estrutura da equipe de trabalho administrativo da pasta”, expôs o gestor.
De janeiro à novembro de 2021, a Secretaria de Trânsito já realizou 116 palestras educativas, 171 blitze de fiscalização e orientação, implantação de 109.019 metros quadrados (m²) de sinalização horizontal que consiste na pintura de solo e implantação e substituição de 2.192 placas de sinalização. Pouco mais de 7,3 mil atendimentos ao público foram realizados na secretaria nesse período.
“Sinop é uma cidade bem sinalizada. Para ano que vem estamos preparando uma aquisição de alguns semáforos que serão instalados em pontos críticos de extrema necessidade, a fim de organizar melhor alguns pontos. Com essas e outras adequações, bem como a direção defensiva, poderemos ter dias melhores em nosso trânsito”, finalizou Sacramento.
É válido ressaltar que de janeiro à abril desse ano, a fiscalização eletrônica (radares) estavam em pleno funcionamento. Como já informado, que mais de 70% das infrações registradas esse ano, foram feitas pelos radares. Os equipamentos deixaram de funcionar em maio em cumprimento ao compromisso da gestão.
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