Já na primeira semana de outubro, a missão dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias (ACSs e ACEs) do Município é intensificar as visitas aos idosos e destacar a programação do mês. No próximo sábado, 07 de outubro, por exemplo, é dia de aferição da pressão arterial, medição de glicemia e orientações odontológicas para idosos. A ação será realizada nos PSFs São Matheus, Rota do Sol, Anézia Biazin, Mário Raiter, Bela Vista, das 7 horas às 10h30. Também estarão presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Procon, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Cirinho Sorrindo e Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW) para orientações aos idosos.

A enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano, alerta para a necessidade dos familiares levarem os idosos para a ação. “É preciso cuidar de quem está ao nosso lado, geralmente a pessoa idosa é mais suscetível às enfermidades, quedas também, então destacamos a importância de acompanhar a saúde desse público”, diz.

Cátia destaca ainda que várias atividades da Atenção Primária serão voltadas aos idosos nesse mês, como orientações e consultas de saúde bucal; vacinação, pesagem do Bolsa Família e aferição de pressão arterial e glicemia. A programação conta ainda com vídeos institucionais abordando temas como queda na terceira idade; cuidados bucais; imunizações na terceira idade; prática de atividade física e fluxo de atendimento ao idoso.

Hoje, o Município também conta com o apoio da médica geriatra Juliana Siqueira no cuidado com o idoso que tem atende no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME). Juliana, inclusive, já ministrou formação à equipe da UPA Sara Akemi Ichiocava com o tema “Cuidando de quem cuida”. A profissional será a responsável pelo alerta em elação às quedas na terceira idade.

Parceria de todas as ações, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, destaca que Sorriso cuida com carinho da pessoa idosa. “Temos vários projetos que atendem o idoso; com um olhar bem especial ao Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) que realiza atividades rotineiras”, diz.

“Acredito que cuidar do idoso é honrar nosso compromisso como seres humanos e também deixar um legado de um futuro mais saudável”, frisa Jucélia.

Estão juntos nessa jornada, a Prefeitura de Sorriso por meio das secretarias de Saúde e Saneamento,  Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Turismo e Juventude; Ministério Público; Defensoria Pública; Corpo de Bombeiros Militares; Polícia Civil; Cejusc/Poder Judiciário; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Procon; Pastoral da Pessoa Idosa; Conselho do Idoso; várias empresas sorrisenses por meio da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso; Organizações Não Governamentais (ONGs) como a Cirinho Sorrindo e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW); Escola Militar Tiradentes e demais instituições de ensino do Município.

 

Esporte na terceira idade

Mas nem só de idas ao postinho se fará a programação do mês do idoso. Nos dias 06 a 08 de outubro, por exemplo, os idosos que participam do projeto “Vôlei Adaptado para a Terceira Idade”, estarão em Gaúcha do Norte, defendendo Sorriso em um Campeonato de Vôlei da Terceira Idade”.