Eleitos ao Conselho Tutelar de Sinop passarão por treinamento no fim deste mês
Depois de definidos os novos membros do Conselho Tutelar de Sinop, em pleito eleitoral realizado no início do mês de outubro, o próximo passo do processo que antecede a posse será a capacitação dos conselheiros eleitos, programada para o fim deste mês, do dia 27 até 1 de dezembro. Este treinamento vai preparar os conselheiros para atuarem como agentes defensores dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Serão dias de qualificação dos profissionais para função que será desempenhada pelos próximos quatro anos, começando em janeiro de 2024. Conselheiros tutelares são agentes fundamentais na luta pelo cumprimento do direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária deste público, bem como, na proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Um treinamento a nível estadual, envolvendo os 141 municípios de Mato Grosso, também está previsto para este ano. Promovido pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), esta capacitação deverá acontecer em dezembro, em formato EAD, e será coordenada pelo MPE, por meio da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o CAO da Infância e Juventude.
Outra novidade relacionada ao Conselho Tutelar é o Encontro Estadual de conselheiros tutelares eleitos, conselheiros de direitos e secretários municipais de Assistência Social. Planejado para março de 2024, o evento será sediado em Sinop.
Confira a relação dos 10 conselheiros tutelares eleitos a titulares por região:
Titulares região 01:
Débora Watanabe - 401 votos;
Professor Almir Neto - 389 votos;
Angélica Gaspari - 368 votos;
Soraya Cristina - 364 votos e
David Sales - 353 votos.
Titulares região 2:
Selma Álvarez - 328 votos;
Everton Andrei - 281 votos;
Ana Cordeiro - 250 votos;
Juliana Candioto - 234 votos
Arilce Cruz - 215 votos.