O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo, data em que foi criada a primeira escola de surdos no país, no Rio de Janeiro, em 1857. Mas a comunidade surda não é lembrada apenas na data de homenagem. Isso, porque a Prefeitura de Sinop, por meio do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS desenvolve ações de inclusão para a comunidade escolar.

O CMEEIS atende alunos surdos e deficientes auditivos matriculados na rede municipal de educação, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário de contraturno do aluno, com estratégias e metodologias adaptadas possibilitando, à eles, aprendizagem e socialização utilizando a língua de sinais. Além deste trabalho, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, promove curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objeto de divulgar a cultura surda e levar conhecimento a sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.

A professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto, destaca a importância do trabalho realizado pelo município. “O dia de hoje merece o nosso reconhecimento e nós, enquanto município, vemos a importância em promover a acessibilidade à comunidade surda, que clama por direitos e acesso à informação, ao merecido acolhimento e atendimento efetivo”, destaca.

Vale destacar que, na atual gestão, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, passou por uma reforma completa, onde foram realizadas obras de adequações arquitetônicas e estruturais, para promover a melhor acessibilidade dos alunos da educação especial que recebem o atendimento educacional especializado. Também foram adquiridos brinquedos e materiais pedagógicos para a estimulação precoce e atendimento diferenciado.

O CMEEIS tem por objetivo principal trabalhar com as adaptações e valorização através de estratégias de planejamento, buscando oferecer respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos. São atendidos cerca de 25 alunos por dia, uma média de 480 atendimentos mensais. O Centro, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, configura-se numa visão interdisciplinar e multiprofissional, voltado aos alunos matriculados na rede municipal de educação. O atendimento garante o apoio pedagógico e atendimento multidisciplinar às escolas, com informações e orientações às famílias, de forma gratuita.

O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias