Dorner ressalta que sediar encontro do Tribunal de Contas é exemplo de gestão de excelência
Com apoio da Prefeitura, o TCE em Movimento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em Sinop, continuou nesta quarta-feira (09), sob supervisão do conselheiro ouvidor-geral Antonio Joaquim. O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores e servidores públicos da região Médio-Norte e Norte, e para o prefeito Roberto Dorner, sediar o encontro é exemplo de uma gestão de excelência.
“Quero dizer a todos que é só gratidão, é um imenso prazer receber os nossos conselheiros aqui. Precisamos ter uma posição de fazer um trabalho diferenciado, para que não dê trabalho aos nossos conselheiros. Essa ação dará instruções a todos que estão trabalhando nas prefeituras, para que as contas fiquem em dia”, pontuou Dorner.
O objetivo do TCE em Movimento é qualificar os gestores para, deste modo, elevar a qualidade da administração pública municipal por meio da formação técnica à prefeitos, vereadores e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, e o conselheiro corregedor-geral do TCE, Guilherme Antonio Maluf destacou a necessidade de ouvir os municípios de perto.
“Identificar de que forma o Tribunal pode auxiliar, sobretudo, na gestão dos municípios. Esse momento, que é a segunda edição do programa, veio para encurtar as distâncias entre o Tribunal e os municípios. No passado tínhamos muita preocupação se os recursos estavam sendo investidos, mas hoje, é se a população está recebendo os serviços públicos de qualidade, eficientes, gastando pouco e rendendo muito mais”, ressaltou.
Já o conselheiro ouvidor-geral, Antonio Joaquim, lembrou a evolução do Tribunal, que acompanhou os outros setores. “O Tribunal do século 21 é moderno e com consciência que além de cumprir seu dever legal de fiscalizar e auditar, é vir aqui diretamente com o gestor, capacitar e orientar para melhorar a gestão pública. Se você melhora a gestão, também melhoram as políticas públicas e os serviços. A complexidade da gestão pública é muito grande. Minha palestra hoje foi sobre estarmos todos no mesmo barco, com a necessidade da cooperação para facilitar o resultado das políticas públicas e oferecer melhorias para a população”.
Para o conselheiro, Sérgio Ricardo, o encontro significa que o TCE está alcançando os objetivos, sendo que um deles é estar onde os gestores estão. “O TCE, que sempre os recebia em sua sede, agora, nessa gestão, resolveu ir nas cidades. Estamos em Sinop vendo a pujança, o desenvolvimento, o trabalho, em contato com o prefeito, servidores e o secretariado, entendendo os anseios. Essa via de mão dupla já esta surtindo resultados e quem ganha é a população, com o acompanhamento da boa gestão do dinheiro público”, completou.