Dorner inaugura amanhã escola no Primaveras para 320 alunos
Os investimentos na educação não param! O prefeito Roberto Dorner inaugura amanhã (1), mais uma unidade escolar, a extensão da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Teixeira, no Jardim Primaveras. A unidade ofertará aos alunos, 7 novas salas de aula, totalmente equipadas, com capacidade para 320 novos alunos, mais que o dobro da antiga capacidade, que era de 318, totalizando uma instituição para aproximadamente 640 alunos. A escola conta, ainda, com sala de professores, sala de descanso, almoxarifado, banheiros, dois laboratórios, refeitório, cozinha, brinquedoteca e playground. A Prefeitura Municipal acredita que investir em ensino de qualidade, representa investir no futuro, por isso fez o aporte de R$10,5 milhões, de recursos próprios, para construção da unidade.
Essa é a segunda unidade entregue pela gestão, em menos de um mês, de um total de 7 construídas pela gestão. Na última semana, foi a vez da EMEB Professora Marizete Weber, no bairro Cidade Alta, equipada com 12 salas de aula e com capacidade para 600 alunos. Com essas unidades, as famílias sinopenses terão mais qualidade de vida, dignidade e um futuro ainda melhor. As novas unidades representam um importante avanço no município, com oferta de mais de 100 novas salas de aula nas unidades, que já estão transformando a realidade da educação básica em Sinop.
“Desde que assumimos essa gestão, nós tínhamos um grande sonho e o compromisso com a educação municipal. Já inauguramos 12 salas de aula novas no Cidade Alta e agora vamos entregar essas 7 salas no Jardim Primaveras, com total infraestrutura. Sabemos que investir na educação, representa um avanço no futuro de Sinop, trazendo melhores oportunidades e dignidade para as famílias. Isso significa atender os alunos com qualidade e melhorar a infraestrutura do ensino, e assim estamos fazendo”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
Isabel Muller, mãe da aluna Beatriz, agradeceu a unidade escolar que acolheu sua filha. "A minha filha é autista, então eu tive um apoio aqui na creche, de um tamanho enorme, que só o coração de mãe de quem é autista consegue entender, o quanto é você se sentir bem acolhida, é você se sentir apoiada, por todo o quadro de funcionários daqui”. Moradora há vários anos do bairro, Isabel lembra que há alguns anos não era inaugurada uma nova unidade na região. "Eu não via há muito tempo novas unidades escolares sendo construídas no município, e ficou muito bonita a estrutura. Pra mim foi de uma importância enorme a ampliação dessa creche e eu consegui que minha filha continuasse aqui na Clara Teixeira".
Essa é uma conquista muito esperada pela comunidade, que agora se torna realidade. A diretora Elaine Bolsan, que está na unidade desde a inauguração, ressalta que é um privilégio fazer parte dessa história. "Para mim é um momento ímpar, único como alguns profissionais daqui, da nossa instituição. A ampliação para a comunidade escolar foi maravilhosa, e quem faz parte da educação há um bom tempo sabe que não era feito a ampliação, para nós, para a comunidade, para Sinop, isso só veio enaltecer os profissionais, e os pais que precisam desses espaços onde seus filhos terão mais conforto".
O evento de inauguração contará com solenidade oficial, com a presença do prefeito, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e toda a comunidade escolar. Após a solenidade será feita uma visita às novas instalações da instituição. Além das duas unidades entregues, ainda estão em obras as escolas do bairro Terra Rica, Residencial Nico Baracat, residencial Sabrina (escola em Tempo Integral) e Camping Club (onde duas unidades estão em construção).
Quem foi Clara Teixeira?
Uma das líderes comunitárias mais respeitadas de Sinop, Croelina da Trindade Teixeira, mais conhecida por Clara Teixeira, nasceu no dia 24/06/1935 em Guarapoava/ PR e faleceu dia 25/05/1998 em Sinop/MT. Descendente de alemães e italianos, no dia 08 de Julho de 1979, após ficar viúva e perder uma filha, veio do Paraná para Sinop com o segundo esposo e o filho gerado desse casamento. Clara Teixeira foi cabeleireira e juntamente com as irmãs da Paróquia São Camilo, construíram fornos onde fabricavam pães para ajudar os mais necessitados. Foi também uma das primeiras moradoras do bairro ainda chamado Vila Operária, hoje Jardim Primaveras, onde veio morar no ano de 1981, e a partir daí começou a lutar em prol de benefícios e melhorias do local. Clara Teixeira, ao ver a necessidade de instalar posto de saúde, escola e creche, então formalizou um abaixo assinado com todos os moradores do bairro. Após a reivindicações obtiveram várias conquistas, entre elas a construção da creche, hoje denominada Centro Municipal de Educação Básica Clara Teixeira.