O maior programa municipal de qualificação do estado, “Qualifica Sinop”, teve início na última segunda-feira (31), por iniciativa da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Dorner, que entregou os kits para os alunos que iniciaram o curso de confeitaria. 

A secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, destaca o investimento da gestão Roberto Dorner, que é de cerca de R$2,5 millhões, na pasta do trabalho. “Está é uma pasta que estava um pouco esquecida no município e que vem com esse investimento para qualificação das pessoas que estão no nosso município. Não só para o público atendido pela assistência social, que engloba pessoas desempregadas, de baixa renda ou recebendo algum auxílio do governo, mas também para que aquela pessoa que já está trabalhando, permaneça no mercado de trabalho, tenha qualificação e proporcione desenvolvimento econômico para o município”.

A iniciativa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, (Senai) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Serão 1.800 vagas ofertadas, em cursos de diversas áreas. Para o prefeito Roberto Dorner,  esse é mais um grande passo, o início do trabalho de qualificação que foi prometido a sociedade. “Estamos muito felizes que hoje iniciamos aqui o primeiro curso de salgadeira, mas são vários outros disponíveis, dentro daquilo que foi prometido e contratado junto com o Senai”, frisou o chefe do executivo.

A aluna Sabria Toufic, agradeceu a gestão pelo comprometimento e empenho na qualificação. “É um curso de salgados, mas ele abre portas para  muitas áreas além do salgado. É um curso de alto nível, e isso está me trazendo uma qualificação, um diploma, para aquilo que eu estou me propondo a fazer. Eu convido todos a virem participar sempre que tiver a oportunidade, porque está sendo maravilhoso para mim. E eu respondo em nome das minhas colegas e colegas que estão ali em classe, que é muito, muito boa essa qualificação”.

O gerente do SENAI unidade Sinop, Bruno Cavalcante, destaca a importância da parceria junto a prefeitura de Sinop, onde foram identificadas as lacunas do município para realização do projeto. “Traduzimos essas lacunas e a oportunidade de capacitação para que a gente possa formar cidadãos aqui em Sinop que vão gerar futuramente renda, vão poder aproveitar grandes oportunidades de emprego e principalmente ajuda contribuir para que o município cresça ainda mais”. pontuou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, parabenizou a iniciativa da gestão e destacou a grande dificuldade de acesso a mão de obra qualificada que os empresários enfrentam.  “Eles sempre nos procuram para falar dessa dificuldade, que Sinop não tem profissional de uma área, de outra área. Foi realizada uma pesquisa pra elencar quais são os cursos que serão dados aqui. Cursos técnicos com certificação para a valorização curricular. Então você empresário, fique atento, permita que o seu colaborador se qualifique”.

Serão ofertados cursos nas áreas tecnológicas, de construção civil, eletroeletrônica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, automotiva, tecnologia da informação, logística e gestão. Os interessados em se inscrever nas próximas turmas devem procurar, a Secretaria de Assistência Social, Sedec e Senai, onde serão esclarecidas eventuais dúvidas sobre datas.

Fonte: Vanessa Kienen

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias