A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), em parceria com a Prefeitura de Sinop, realizou ontem (02), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a II Caminhada Azul - luta pelos direitos do autista. O evento foi para levar orientações sobre o tema e lembrar a importância de mais inclusão. A programação segue durante todo o mês, com outras ações, além de palestras nas escolas municipais. A abertura das atividades foi na última sexta-feira, e contou  com a participação do prefeito Roberto Dorner, autoridades, representantes de classe e população em geral.

A equipe técnica da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, esteve presente na II Caminhada Azul, prestando orientações sobre a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), bem como entregando cerca de 20 carteirinhas físicas que foram solicitadas e chegaram na secretaria nos últimos dias. 

A carteirinha garante a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

A  presidente da AMA, Josilene Moraes, destaca que as ações e a caminhada são de suma importância, e que o intuito é dar mais visibilidade para a causa, e promover a inclusão social. “Nós queremos mostrar para a sociedade a importância, de sermos uma sociedade inclusiva, de compreender o outro. Existe um número grande de pessoas com o transtorno do espectro do autismo, que é uma deficiência e não uma doença. Que essa deficiência está em todos os lugares, nas escolas, no mercado de trabalho, em todos os setores. A gente precisa entender a deficiência para poder incluir essas pessoas, que são pessoas diferentes que têm cérebro diferente do nosso. É preciso entender para conseguir incluir essas pessoas”. 

A campanha deste ano tem como slogan: "Deficiência oculta: AUTISMO NÃO TEM CARA. É necessário conhecer para incluir!” A AMA, juntamente com os parceiros da campanha e profissionais especializados, irá realizar o trabalho de conscientização nas escolas públicas da rede municipal de Sinop. Entre os dias 03 a 27 de abril, serão realizadas palestras orientativas nas unidades municipais. 

O transtorno do espectro autista (TEA) 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. Tão logo os sinais percebidos e diagnóstico confirmado, o tratamento adequado deve ser iniciado. O município conta com o CAPSi para atender essas demandas.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, possui equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta e técnicos de enfermagem para atender crianças e adolescentes até 18 anos. O atendimento é em formato livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, localizado na rua A-1, no setor Residencial Norte.

Fonte: Assessoria

Mais notícias