A Prefeitura de Nova Mutum, através do Departamento de Segurança Pública, iniciará os trabalhos de retirada de carros nas ruas da cidade em situação de abandono. O município está respaldado pela Lei nº 2.627/2022, que autoriza a remoção, pelo órgão municipal de trânsito, de veículos nas referidas condições.

Na próxima semana, segundo a pasta, os responsáveis, compradores, possuidores ou depositários serão notificados. Quem não fizer a retirada até o prazo de 02 (dois) dias terá os veículos recolhidos.

As reclamações sobre abandono ou estacionamento de veículo ou similar em situação que caracterize abandono nas vias públicas deverão ser encaminhadas ao órgão municipal de trânsito para análise da situação e providências cabíveis.

De acordo com o documento, o proprietário ou possuidor do veículo, carcaça, chassi ou partes de veículo recolhido, terá o prazo de 60 (sessenta) dias para reavê-lo, a partir da data de seu recolhimento, sendo que, após esse período, o mesmo poderá ser leiloado pelo município.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança da Prefeitura, Luiz Carlos Gonçalves, a atual situação vem gerando acumulo de água, lixo, aparecimento de mato no entorno de alguns veículos, prejudicando a fluidez do trânsito, fluxo de pedestres e, ainda, a prestação de serviços públicos.

“Queremos, com isso, diminuir o risco à saúde pública evitando a proliferação de animais peçonhentos, criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”.

O secretário de Administração Municipal, Ildo Faccio, pontua que a ação não é de caráter punitivo e que os donos dos carros podem contribuir fazendo a retirada dos veículos das ruas, colaborando para deixar a cidade mais bonita e limpa.

 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias