Departamento de Saúde Bucal desenvolve ações de conscientização em Alta Floresta
A importância da saúde bucal nas escolas é evidente e vai muito além de apenas um sorriso bonito. Uma boa saúde bucal desempenha papel fundamental no bem-estar geral dos alunos, influenciando na saúde física e emocional, além do desempenho escolar.
A prevenção de problemas bucais, como cáries e doenças gengivais, é fundamental para evitar a dor e o desconforto que podem afetar a concentração dos alunos nas aulas. Além disso, a saúde bucal está intrinsecamente ligada à nutrição, já que uma boca saudável facilita a mastigação e a digestão adequada dos alimentos, contribuindo para a absorção de nutrientes essenciais.
A autoestima e a confiança também são afetadas pela saúde bucal. Um sorriso saudável pode melhorar a autoimagem de um aluno e sua interação social, diminuindo o risco de isolamento ou bullying.
Com esse entendimento, a cirurgiã-dentista Magda E Pierin, coordenadora da Atenção à Saúde Bucal de Alta Floresta, ressalta a importância da educação sobre saúde bucal nas escolas, juntamente com práticas de higiene oral adequadas. A coordenadora da odontologia municipal informa a programação de atividades de promoção e prevenção à saúde bucal nas escolas do município entre os dias 17/10 a 01/11 do corrente ano. Essa ação dá continuidade ao projeto “Saúde Bucal na Escola: Alta Floresta Sorrisos Saudáveis”, e será realizada em 23 escolas da zona urbana e 6 escolas da zona rural, beneficiando 9.715 alunos.
A ação Saúde Bucal na Escola é intensificada neste mês, em alusão ao dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, celebrado nacionalmente em 25 de outubro, e tem o objetivo da redução da incidência de cárie. As equipes de saúde bucal desenvolverão atividades de escovação supervisionada, aplicação de flúor, além de orientação da importância de escovar os dentes regularmente, uso do fio dental, consumo de alimentos saudáveis e a necessidade de procurar cuidados odontológicos de rotina.
Para a cirurgiã-dentista Magda E Pierin, “ao priorizar a saúde bucal nas escolas, estamos investindo não apenas na qualidade de vida dos alunos, mas também em seu sucesso escolar e no desenvolvimento de hábitos saudáveis que levarão para toda a vida”.