"A demanda em Sinop por imóveis é crescente, todo ano vemos bater recorde de alvarás de construção. Hoje, até a indústria vertical de prédios está chegando forte na cidade e também os loteamentos, que sempre foram altas as aprovações. Então, vê-se com bons olhos a mudança do PRODEURBS como diretoria para agora secretaria"

Com uma construção civil pujante, que cresce a passos largos, com novas obras surgindo diariamente, a mudança de status de diretoria do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano (PRODEURBS) para Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, vem ao encontro às necessidades e demandas do setor, assim como já ocorre em grandes centros urbanos. Na prática, o então PRODEURBS, agora como secretaria, passará a ter uma estrutura mais robusta, resultando em uma gestão mais eficiente e ainda mais transparente dos projetos de construção civil, emissão de alvarás e outros serviços relacionados. 

“A transformação em secretaria deixou de ser somente um desejo da administração e dos contribuintes que fazem uso dos serviços prestados pelo PRODEURBS, mas, principalmente, passou a ser uma necessidade de que isso acontecesse em razão do grande e forte crescimento urbano que o município vem passando”, destacou o diretor do Núcleo, Luiz Henrique Magnani. A mudança também foi aprovada pela Associação das Empresas Loteadoras de Sinop e, segundo o presidente, Tiago Trevisol, essa era uma reivindicação antiga do setor imobiliário, que agora foi atendida. “A perspectiva é que tenha uma gestão melhor com a secretaria, podendo ter um orçamento próprio. Todos os projetos de construção civil ou de loteamentos, tudo ligado ao ramo imobiliário, passa por essa diretoria, e como secretaria acredita-se que ela terá uma estrutura melhor”, reforçou.

Na visão de Trevisol, a mudança implica num melhor atendimento tanto para os empresários e profissionais ligados à construção civil (como arquitetos e engenheiros), quanto à população geral, que dia a dia depende dos serviços do Núcleo. “A demanda em Sinop por imóveis é crescente, todo ano vemos bater recorde de alvarás de construção. Hoje, até a indústria vertical de prédios está chegando forte na cidade e também os loteamentos, que sempre foram altas as aprovações. Então, vê-se com bons olhos a mudança do PRODEURBS como diretoria para agora secretaria”, completou.

Essa transformação foi possível graças a aprovação do Projeto de Lei Complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. “O PRODEURBS passou a ser um órgão essencial para esse desenvolvimento urbano, para acompanhar tanto a verticalização, quanto a reurbanização do município, então, nada mais a contento do que a transformação em secretaria, o que vai dar força para o Núcleo caminhar com as próprias pernas, bem como atender com mais celeridade aqueles que precisam dos serviços prestados”, acrescentou Magnani.

Setor em alta e ações da Prefeitura

O crescimento da construção civil de Sinop pode ser sentido diariamente, com o início de novas obras em todas as regiões e os números também comprovam essa crescente. Segundo o balanço do PRODEURBS, no primeiro trimestre do ano foram emitidos 595 alvarás de construção, crescimento de 16,66% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram 510 emissões.

Somente em março deste ano, foram 226 alvarás, representando 101.784,69  metros quadrados autorizados para construção. 

Analisando um período mais amplo, como os 12 meses de 2023, foram registradas 3.307 emissões, com crescimento de 20,95% em relação a 2022, quando foram 2.734 alvarás. Uma das ações da Prefeitura que contribui diretamente para este crescimento, foi a modernização da lei para construções prediais. Isso evidenciou o potencial de verticalização do município, já que as construções nesses moldes passaram a ter novos limites.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias