Com intuito de debater temas relacionadas à assistência social, ouvir as demandas da população e consequentemente propor soluções para as problemáticas da sociedade em relação ao assistencialismo, foi realizado na manhã de hoje (30) a IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. O evento foi sediado no auditório do Lions Clube.

Com a participação dos servidores dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e representantes da comunidade atendidas pelos órgãos, primeiramente foi explanado a importância dos debates promovidos em conjunto com a sociedade e o levantar da necessidade dos sinopenses.

Representando a Secretaria de Estado de Assistência Social de Mato Grosso, Carlos Wagner ministrou a Palestra Magna em defesa da política de assistência social, direito do cidadão e dever do estado.

As propostas debatidas no evento foram levantadas através dos eixos previamente discutidas nas quatro unidades dos Cras de Sinop, na semana passada. Cada centro ficou responsável por um tema e por levantar propostas que solucionem os problemas da população. Todas essas propostas foram compiladas e levadas à avaliação na conferência de hoje.

“É um momento muito importante para todos nós. É desse evento que pode sair propostas que solucionem os problemas da sociedade na área da assistência social. É importante ouvir da sociedade as suas necessidades e colocar em pauta de discussão a nível municipal. É daqui que sairá propostas que serão debatidas na conferência estadual e depois na federal, podendo se tornar novas políticas públicas de assistência social”, comentou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.

O prefeito Roberto Dorner esteve no evento, compôs a mesa de honra e afirmou que o evento é de grande importância e vem para beneficiar a população municipal como num todo. “Essas reuniões vem ao encontro do aperfeiçoamento da assistência social. Ela é composta por vários itens, cuidando das crianças, dos idosos, das mulheres e dos menos favorecidos. As vezes precisamos fazer uma política para sanar nossos problemas, mas não temos verbas suficiente. Essa solução sendo debatida e aprovada aqui e no estado, será analisada pelo federal e poderemos receber mais verbas para execução”, disse.

Este ano foram debatidos os seguintes temas definidos por eixos:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

EIXO 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilida­des dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

Eixo 03 - Controle Social;

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassisten­ciais e a articulação entre serviços, benefícios e trans­ferência de renda como garantias de direitos socioassis­tenciais e proteção social;

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Prestigiaram o evento ainda o presidente do legislativo de Sinop, Élbio Volkweis; presidente do conselho, Juliano Herbeli; diretor do ProdeUrbs, Miro Teodoro, e a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias