Concretização de um sonho: moradores dos Residenciais Vila Lobos I e II recebem escrituras das casas
As famílias dos Residenciais Vila Lobos I e II receberam, nesta quinta-feira (20), o documento que garante a posse definitiva de seus imóveis. Foram entregues pela Prefeitura de Sinop 149 escrituras de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, com isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis [ITBI].
Rosecléia Alves da Silva, uma das moradoras contempladas com o título, relatou sua felicidade ao receber o documento em mãos. “Estou aguardando há mais de 10 anos, estava desacreditada. Achava que nem ia sair, porque já faz tanto tempo, mas vi o de outras pessoas saindo e pensei, agora vai. Graças a Deus hoje foi o dia, isso aqui é a realização de um sonho. Realizado o sonho da casa própria, agora posso dizer que é minha”, destacou.
Durante o evento, o prefeito Roberto Dorner reafirmou a continuidade dos serviços de isenção do ITBI e entrega das escrituras para os conjuntos habitacionais do PMCMV do município. “São documentos muito importantes para os cidadãos, por conta do valor da escritura, além de valorizar a propriedade, fazendo com que realmente o proprietário se torne dono de verdade. Esse é um trabalho que continua, um compromisso que temos, eu enquanto Prefeito e a equipe da Prefeitura, para beneficiar as famílias que mais precisam”, ressaltou o chefe do Executivo.
Ao todo, mais de 1,5 mil famílias já foram beneficiadas com essa ação, entre elas moradores dos residenciais Daury Riva I e II, Vila América e Vila Mariana. “É uma honra para nós dar continuidade a esse trabalho e, hoje, contemplar outras 149 famílias que aguardavam há anos. O que estamos entregando é mais do que um documento, é a segurança jurídica desses moradores, a garantia de que são donos de suas casas e podem investir com tranquilidade em seus lares daqui para frente”, considerou a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso.
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, participou do evento e destacou as diferentes frentes de trabalho da Prefeitura para regularizar moradias e entregar mais dignidade para a população. “Essa é mais uma etapa das várias ações de entrega de títulos do município. São três tipos de entregas diferentes, a regularização fundiária, REURB, que é uma ação da Prefeitura, onde já foram entregues mais de dois mil títulos, as entregas que são de responsabilidade do Estado, por meio do Intermat, como é o caso do Residencial Jequitibás, e ainda essa ação contemplando as habitações do Minha Casa Minha Vida, uma parceria do Município com a Caixa Econômica”, elencou.
Também recebeu o título a moradora e frentista Anísia Alves de Oliveira. “Um documento é uma coisa mais segura de que a casa é da gente. Eu só tenho a agradecer, não tenho nem palavras para dizer, porque uma moradia é tudo na vida da gente, você se sente mais seguro e tranquilo para fazer o que quiser”, relatou.
A entrega ocorreu na Câmara Municipal reunindo, além das famílias, autoridades do Executivo e do Legislativo. “Agora a população é dona de fato e de direito com a escritura e a Câmara é sempre parceira, estamos muito felizes de ver que as coisas estão acontecendo, todos estão de parabéns”, avaliou o presidente da Casa, Remídio Kuntz.
Serão entregues ainda este ano as escrituras das casas para os moradores dos residenciais Vila Santana I e II e Vila Juliana, somando mais de 600 documentos.