Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizados durante todo ano. De janeiro a maio foram 24.964 visitas domiciliares realizadas pelas equipes de endemias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Combate às Endemias, ressalta a importância da população colaborar recebendo os agentes em suas casas e seguindo as orientações repassadas. 

Nos cinco primeiros meses do ano, durante os trabalhos de rotina, foram encontrados e inspecionados mais 760 mil depósitos, que resultaram na eliminação de 6.891 focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Ações simples no dia a dia podem fazer toda diferença, e contribuir para um ambiente livre de doenças. 

Essa é uma batalha que precisa de união para ganhar força e reduzir os dados. De janeiro a maio, foram 3.334 notificações de dengue registradas, deste total 257 casos confirmados e 608 em investigação. Já de chikungunya foram 144 notificações, 21 casos confirmados e 74 sendo investigados. 

Seja um agente em sua casa, elimine recipientes que possam acumular água, mantenha o quintal limpo, verifique calhas, ralos, piscinas, vasos de plantas e vasilhas de animais. E atenção redobrada com o lixo doméstico, local onde grande parte dos focos são encontrados.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias