Circuito Brasileiro de Futevôlei fomenta comércio sinopense e aumenta em 150% taxa de ocupação em hoteis
O Circuito Brasileiro de Futevôlei não movimentou apenas as arquibancadas do complexo montado na área externa do estádio Massami Uriu, o Gigante do Norte. Um levantamento feito pela Associação Hotéis de Sinop aponta que a taxa de ocupação nos hotéis na capital do Nortão chegou a 150%. “Aumentou bastante, hotéis pequenos lotando no final de semana, o que não é normal quando não tem evento, hotéis maiores com um aumento de até 150% na ocupação”, detalhou o presidente Marcelo Kreibich. Conforme explicou o presidente, a ocupação em dias normais no final de semana costuma atingir a média de 30%. “Podemos dizer que foi um misto, mas pessoas ligadas aos atletas foram a maioria”, acrescentou.
O presidente avaliou que eventos de alto nível como o Circuito ajudam a fortalecer a imagem de Sinop como rota turística. “São fundamentais, colocam Sinop em evidência nas mídias e nas organizações nacionais. Sinop precisa ser conhecida turisticamente e assim deixá-la como um destino habitual importante para as pessoas”, disse. “Eventos precisam de apoio público, associativo e privado, para que entremos no calendário anual e nacional. Não podemos perder a nenhuma oportunidade”, acrescentou.
A turismóloga do município, Leidiane Viegas, detalha que o turismo de eventos é um dos principais impulsionadores da economia local. Estudos da Organização Mundial do Turismo apontam que a cada R$ 1,00 investido em eventos, R$ 7,00 retornam para o município através da cadeia produtiva do setor. “Seja através da geração de empregos, movimentação do comércio local e dos pequenos e médios negócios, aumento na arrecadação de impostos, desenvolvimento da Infraestrutura, aumento na demanda da rede hoteleira e gastronômica e promoção do destino turístico, uma vez que Sinop fica em posição destaque nacionalmente”, pontuou.
“O turismo de eventos ainda promove um legado a longo prazo, embora o impacto imediato do evento seja evidente, as infraestruturas e melhorias feitas para eventos acabam perdurando. O turismo de eventos é uma ferramenta estratégica para o crescimento sustentável de uma cidade ou região. Ele não apenas movimenta a economia, mas também fortalece a cultura, melhora a infraestrutura e amplia as oportunidades para a população local. Investir nesse segmento é garantir o desenvolvimento e a projeção para o destino”, acrescentou.
Sinop abriu o calendário de eventos da Liga Brasileira de Futevôlei deste ano ao sediar o Circuito Brasileiro da modalidade, no final de semana, reunindo aproximadamente 250 atletas de todo o país, entre iniciantes e grandes nomes. Fomentar o esporte a nível nacional segue como foco de gestão que, vem pleiteando outros eventos de porte semelhante. Nesta semana, por exemplo, o vice-prefeito Paulinho Abreu, acompanhado da secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, estiveram reunidos com o deputado estadual Beto Dois a Um viabilizando a destinação de emendas para o esporte, turismo e cultura.