O Centro de Convivência da Pessoa Idosa, promoveu uma tarde diferente para os idosos que são atendidos pelo centro. Na quarta-feira, dia 15, os idosos realizaram uma visita do Rancho do Odílio. Na ocasião os idosos conheceram as instalações do local. Através da Prefeitura de Alta Floresta, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realiza uma série de ações voltadas ao bem-estar dos idosos.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Também foi oportunizado aos idosos um contato direto com os pôneis e cavalos da propriedade. O Centro de Convivência para Idosos da Pessoa Idosa, realiza várias atividades de lazer para seus frequentadores.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias