A Secretaria de Saúde de Nova Mutum realizou durante esta semana, no período de 2 a 6 de outubro, no auditório da secretaria, uma capacitação sobre hanseníase para os profissionais da atenção básica. Também conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença crônica que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos.

Embora seja uma enfermidade em declínio no Brasil, ainda se faz necessário um esforço conjunto para controlar e eliminar a doença.

Durante a semana foram abordados diversos tópicos relacionados à hanseníase. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Manfroi, destaca a importância da formação contínua para identificar precocemente os casos e garantir um tratamento adequado.

“Esses profissionais são os primeiros a ter contato com os pacientes e desempenham um papel fundamental na detecção precoce, diagnóstico correto e encaminhamento adequado dos casos suspeitos. Estamos garantindo um atendimento qualificado e humanizado aos pacientes com hanseníase ao qualificar os profissionais da rede de saúde municipal”, afirmou Manfroi.

Para a Secretaria de Saúde, a capacitação sobre hanseníase para os profissionais da atenção básica fortalece a rede de atendimento no combate a essa doença.

Mais notícias