Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19 é iniciada na rede pública de saúde
O Ministério da Saúde anunciou no dia 27 de fevereiro o início da Campanha Nacional pela Vacinação contra a Covid-19. Em Nova Mutum, a Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou as equipes nos posto de saúde da cidade para atender a todos os grupos prioritários com a vacina Bivalente - Pfizer.
Para quem faz parte do grupo prioritário é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
As pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas precisam ficar atentas às informações da campanha para procurar uma unidade de saúde. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. As pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, idosos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e precisam procurar uma sala de vacina para imunização a fim de evitar complicações com a covid-19.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Juliana Manfroi, ressalta que, para todas as estratégias de vacinação propostas, o comprometimento e união da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. “Pedimos que a população fique atenta às nossas publicações nas redes sociais e imprensa local. Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e esperamos o comparecimento do público alvo para se imunizarem”.
CRONOGRAMA
Vacinação de crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos até 59 anos, conforme abaixo:
Crianças de 06 meses a 4 anos – vacina contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer Baby
Local de vacinação: ESF Seringueiras
Crianças de 05 a 11 anos, uma dose de reforço com a vacina Pfizer Pediátrica, com esquema de vacina completo.
Local de vacinação: ESFs Jardim Primavera, Beija-Flor, Arara Azul e Centro de Saúde Rural
Pessoas de 12 anos a 29 anos, uma dose de reforço – em todas as salas de vacinas.
Local de vacinação: ESFs Jardim Primavera, Beija-Flor, Arara Azul, Seringueiras, Colina, Flor do Cerrado e Centro de Saúde Rural
Pessoas de 30 anos a 59 anos, duas doses de reforço.
Local de vacinação: ESFs Jardim Primavera, Beija-Flor, Arara Azul, Seringueiras, Colina, Flor do Cerrado e Centro de Saúde Rural.
Pessoas do grupo prioritário para a vacinação de reforço com a vacina Bivalente: idosos com 60 anos ou mais;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
Gestante e puérperas;
Trabalhadores da Saúde;
Pessoas com deficiência permanente a partir 12 anos;
Indígenas, quilombolas e ribeirinhos a partir de 12 anos;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir 12 anos e seus trabalhadores;
População privada de liberdade e adolescente cumprindo medidas socioeducativas;
Obs.: Necessário 04 meses de intervalo da 2ª dose ou última dose de reforço.
Local de vacinação: ESFs Jardim Primavera, Beija-Flor, Arara Azul, Seringueiras, Colina, Flor do Cerrado e Centro de Saúde Rural.