O evento terá oficinas imersivas e palestras de incentivo para meninas atuarem em carreiras com baixa representatividade feminina.

A carreta da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro” estará na Praça da Matriz, em Barra do Garças, a partir da próxima terça-feira (29.10). A programação terá palestras e oficinas imersivas com realidade virtual. O evento é gratuito e focado em estudantes de escolas públicas, com idade de 10 a 15 anos. 

A mostra ficará no município entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Os horários das sessões são 7h30, 9h30, 13h30 e 15h30 (sessões diárias), com vagas de 150 pessoas por sessão. As apresentações terão transmissão em Libras, audiodescrição e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).  

O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura, do Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Barra do Garças e Instituto Aegea.  

O coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Barra do Garças, David Garib, destaca a relevância do projeto, enfatizando que a concessionária acredita no poder da educação e da ciência para transformar vidas. “Ao apoiar essa expedição, queremos incentivar o protagonismo das meninas em áreas como a tecnologia e as ciências exatas, mostrando que elas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais inovador e inclusivo. Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade, e iniciativas como essa são uma oportunidade única para inspirar as novas gerações”, pontua.  

Circuito interativo e peça teatral 

O público participará de um circuito dinâmico e interativo, composto por cinco ambientes temáticos: Pequeno Grande Mundo, Bússola de Carreiras, Futuro Eu, Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro e Mude o Mundo LAB. As atividades incluem experiências com telescópios, sistemas virtuais e desenhos artísticos, proporcionando uma vivência imersiva em ciência e tecnologia. 

Uma das principais atrações é o espetáculo Uma Janela Para O Mundo, que conta a história de duas meninas de épocas distintas – Luna, em 2024, e Estela, em 1924 – que constroem uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus respectivos mundos. A peça presta homenagem a importantes cientistas femininas, como Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace. 

Incentivo à representatividade feminina em STEAM 

Segundo os organizadores, o objetivo principal da expedição é despertar o interesse de crianças e adolescentes por áreas com baixa representatividade feminina, como as de STEAM. Ao final do evento, os participantes receberão um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a trajetória de dez mulheres de destaque nessas carreiras, como Carol Shaw, pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos, e Bertha Lutz, bióloga e educadora. 

Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas e idealizadora do projeto, explica que o intuito é criar oportunidades para o desenvolvimento de jovens brasileiras em áreas tecnológicas. “O propósito da Força Meninas é apoiar o desenvolvimento da educação por meio de práticas inovadoras. A expedição é uma sementinha essencial para incentivar a criação de novos futuros para meninas e meninos brasileiros”, declarou Déborah. 

Impacto e próximas paradas 

Desde seu início, o projeto já impactou cerca de 60 mil estudantes. No segundo semestre de 2024, a expedição visitou cidades como Camaçari (BA) e Caldas Novas (GO). Após a passagem por Barra do Garças, o caminhão itinerante seguirá para Primavera do Leste (MT). 

Serviço: 

Local: Praça da Matriz, Barra do Garças (MT) 

Datas: 29 de outubro a 1º de novembro 

Horários: 07h30, 09h30, 13h30 e 15h30 

Mais informações: Carolina Bressane (11) 99234-4570, Priscila Rosa (11) 96959-2749 e Giullia Hartvite (11) 94997-2912. 

(Informações da Assessoria Força Meninas) 

Fonte: Assessoria Força Meninas

Mais notícias