Audiência pública em Sinop debate assistência hospitalar da região norte
Sinop sediou nesta quinta-feira (17), a audiência pública da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que debateu a situação da assistência hospitalar. O evento foi na Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, representantes de classe, entidades e população em geral.
No total serão quatro audiências, nos municípios que possuem Hospital Regional. Iniciou por Sorriso (17), Sinop (17), seguido de Colíder (18) e finalizando em Alta Floresta (18) nesta tarde. Os quatro hospitais regionais desses municípios já foram vistoriados por uma equipe técnica da Comissão de Saúde e os relatórios sobre a situação de cada unidade estão sendo apresentados nas audiências.
O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), explica que o objetivo principal é buscar soluções para as demandas existentes. “Durante as audiências públicas estamos debatendo a situação de saúde da população do Norte de Mato Grosso, e com isso vamos em busca de soluções para os problemas e as dificuldades do atendimento, assim como da estruturação da rede de saúde de todos os hospitais regionais”.
Daniela Galhardo, secretária de saúde, ressalta a necessidade das audiências para melhorar a oferta de serviços. “Poder discutir os problemas de acesso à rede hospitalar e ambulatorial é necessário, pois são processos morosos, principalmente a regulação dos serviços. Precisamos estar sempre em busca de melhorias e alternativas na prestação de serviços. E nesses encontros podemos trocar informações, debater e apresentar ideias, sempre com único propósito, que é ofertar aos usuários do SUS, serviços de qualidade”.
“Essas ações são importantes para debater a saúde da nossa região e informar o que precisa melhorar. Sabemos que a saúde é umas das secretarias com maior demanda da gestão municipal. E dar espaço para a população participar e opinar, é necessário para proporcionar um melhor atendimento”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Paulinho Abreu.