Vinte pessoas em situação de rua foram atendidas nesta sexta-feira (12), pelo Mutirão da Cidadania realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A ação que teve início às 4h30, teve como foco inicial a busca ativa desse público por meio da equipe de Abordagem Social do CREAS, em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Civil Municipal. 

Após a busca ativa e abordagem, as pessoas que aceitaram participar da ação, foram encaminhadas para a Casa de Passagem do Município, onde receberam um café da manhã, tiveram acesso a serviços da Assistência Social, da Saúde e da Defensoria Pública. “Além de todos os serviços do Município, nós também oportunizamos que todos eles pudessem tomar um banho, ter acesso a um corte de cabelo e orientações básicas de higiene. Ao final de todo o atendimento, as entidades que atuam em parceria com a Assistência também ofereceram o serviço de acolhimento, além de tratamento de reabilitação para os dependentes químicos”, destacou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.

A secretária também explicou que independente do mutirão realizado hoje, o serviço de abordagem acontece diariamente nas ruas de Sinop, oferecendo apoio e acolhimento para as pessoas em situação de rua. “Esse trabalho da Assistência Social é diário, mas, para que tenhamos um resultado efetivo, é necessário que toda a população colabore conosco. Oferecer dinheiro a essas pessoas, por exemplo, é uma atitude que muitas vezes sustenta o vício em entorpecentes, e faz com que fiquem reféns das ruas e não queiram voltar para suas famílias”, completou.

A Defensoria Pública do Estado, parceira da Assistência Social, esteve presente durante o mutirão para acompanhar a ação e garantir os direitos das pessoas abordadas. “Vejo essa ação como positiva. É muito importante que a Assistência faça mutirões como esse, tanto para mostrar à essas pessoas que existem outras saídas, que os serviços estão a disposição, como para que a população possa conhecer esse trabalho”, afirmou a defensora pública, Lidiany Marques.

“É um trabalho bom e que ajuda as pessoas em situação de rua, como eu estou. Eu pretendo sair da rua, e hoje estou aqui na Casa de Passagem para receber esse apoio, e, em breve, arrumar um serviço”, contou Samuel Secundini, que aceitou os serviços de acolhimento do Município.

 

SELO DA ASSISTÊNCIA AMIGA

Para reforçar o Mutirão da Cidadania, a Secretaria de Assistência Social também contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para um ação informativa e de conscientização na região central do município. 

As equipes da Sedec distribuíram panfletos e adesivos da Campanha Assistência Amiga, que tem como objetivo atrair parceiros para somar às ações sociais desenvolvidas pelo Município, bem como disponibilizar um acesso fácil ao atendimento da Assistência Social. As empresas identificadas com o Selo Assistência Amiga, têm o papel de atuar em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, seja por meio das ações sociais ou encaminhamento de pessoas para atendimento.

Além de identificar as empresas, o Selo também possui os canais de comunicação da Assistência que podem ser acionados pela população para solicitar atendimentos.

Assistência Amiga - (66) 9 9223-9411

 

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias