Após 12 anos, Prefeitura realiza seletivo e empossa 51 novos Agentes Comunitários de Saúde em Sinop
Após 12 anos sem a realização de seletivo para contratação de Agente Comunitário de Saúde, a Prefeitura de Sinop empossou na noite desta terça-feira (04), 51 novos ACS, reforçando o compromisso com a saúde e bem estar da população. Uma noite importante e de muitas conquistas. A cerimônia que contou com a presença dos novos servidores, familiares, representantes de entidades e dos poderes Legislativo e Executivo, foi realizada na Câmara Municipal de Sinop.
O secretário municipal de saúde, Robinson Martins, ressaltou a importância do seletivo. “A atual gestão entendeu a necessidade e realizou. Esses novos servidores irão proporcionar melhorias nos serviços ofertados pela atenção primária, fazendo o mapeamento dos pontos que necessitam maior atenção no município, além da identificação das famílias em situação de vulnerabilidade, que precisam de suporte na área da saúde. Esse trabalho de prevenção e levantamento de dados é extremamente necessário”, pontuou.
“O ACS é um elo muito importante entre a comunidade e as unidades de saúde. Nós fazemos esse elo e levamos informações. E trabalhar na nossa área de abrangência, de moradia, é mais fácil para criar elo de ligação com os moradores. Porque a pessoa passa a ter confiança no nosso trabalho, ela conhece a qualidade e o respeito que a gente carrega. A gente agradece muito a gestão por ter dado essa oportunidade”, enfatizou a nova ACS Silvana.
Atualmente, o município conta com 110 Agentes Comunitários de Saúde. Com a posse dos novos agentes, esse número passou para 161 de forma imediata e 191, assim que os demais forem convocados, fortalecendo a atenção primária na saúde pública local. Mara Meyer, diretora da atenção primária destacou a importância deste dia e do ACS para trabalhar em conjunto com a equipe de estratégia da família. “O ACS é o servidor que adentra as casas e faz um levantamento de dados e da situação das famílias com maior vulnerabilidade, para que possamos ter acesso a esses dados e montar um planejamento de prevenção. O trabalho deles é extremamente importante. Com eles nas ruas, vamos conseguir mapear melhor a cidade e identificar onde há maior vulnerabilidade”, ressaltou a diretora da atenção primária.
Silvana dos Santos, empossada hoje, expressou muita alegria. “O sentimento é de gratidão ao senhor Roberto Dorner pois ele deu oportunidade, principalmente eu que voltei para minha área de trabalho, me sinto muito feliz e tenho certeza que todos os que passaram compartilham o mesmo sentimento de gratidão o sentimento de dever cumprido, porque a gente estuda, se empenha para passar”.