Os alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Alta Floresta, realizaram uma visita técnica ao Meliponário Municipal. A visita foi guiada pelo Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Alesando Rodrigues e pelo biólogo, Adelson Milanez. O local conta com 220 caixas de abelhas e fica próximo da piscicultura esteio.

Para o Diretor de Meio Ambiente, José Alesando Rodrigues, esse foi um momento importante para os estudantes. “Na academia eles tem acesso as informações técnicas, mas aqui no Meliponário, eles podem vivenciar um pouco do que irá se deparar com a profissão em nossa região”, pontua. Rodrigues também foi Coordenador Executivo do Projeto Olhos D’Água da Amazônia.

A visita teve como objetivo mostrar as metodologias que são aplicados no local, além de aproximar os estudantes de ações práticas que estão sendo realizadas no município. “Esse momento é muito importante para todos. Além do conhecimento que esses técnicos estão adquirindo, podemos mostrar nosso trabalho e eles serão multiplicadores das boas práticas adotadas aqui”, pontua a secretária da pasta, Gercilene Meire Leite.

Importante lembrar que o Meliponário Municipal surgiu durante execução do Projeto Olhos D’Água da Amazônia. Essa iniciativa é estratégica, pois, como agentes polinizadores, as abelhas “agilizaram” o processo de recuperação das áreas degradadas.

Para ter acesso a uma caixa, o interessado precisa inscrever na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, levar uma caixa nova, funcionando como uma espécie de troca. “Lembrando que essas abelhas não possuem ferrão, ou seja, podem ser criadas próximas das residências”, finaliza Gercilene.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias