A Águas de Sinop deu início a manutenção preventiva dos reservatórios de água tratada distribuídos pelo município. A operação, que se estende ao longo da semana, é realizada por mergulhadores de uma empresa especializada em atividades subaquáticas, utilizando uma técnica inovadora que não requer o esvaziamento dos tanques nem o fechamento das entradas e saídas de água.

Similar à limpeza de piscinas, o processo envolve a aspiração do material sedimentado diretamente pelos mergulhadores, que operam equipamentos adequados para garantir a eficácia da limpeza.

O diretor-presidente da Águas de Sinop, André Bicca, destaca a importância dessa estratégia. “Adotamos essa técnica para realizar a limpeza de nossos grandes reservatórios sem interromper o abastecimento de água para a população. Com os mergulhadores, conseguimos executar o serviço de forma rápida, segura e eficiente, mantendo os reservatórios em plena capacidade operacional”, explica.

Para assegurar a integridade dos trabalhadores e a qualidade do serviço, os mergulhadores utilizam trajes especiais hermeticamente fechados sobre macacões térmicos de Neoprene. Equipados com máscaras full face, que incluem câmeras de vídeo, lanternas e microfones, eles se comunicam constantemente com a superfície através de dutos que permitem a respiração segura e a transmissão de informações em tempo real.

“Um mergulhador supervisor acompanha toda a operação do lado de fora do reservatório, monitorando cada etapa do processo e garantindo a segurança dos mergulhadores subaquáticos. Essa comunicação contínua nos permite ajustar a operação conforme necessário, assegurando a eficiência e a qualidade do serviço prestado”, complementa Bicca.

Essa abordagem não apenas minimiza os impactos na distribuição de água como também reforça o compromisso da Águas de Sinop com práticas inovadoras e sustentáveis na gestão dos recursos hídricos do município.

Sobre Águas de Sinop

A Águas de Sinop faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, atendendo mais de 31 milhões de pessoas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.

Para saber mais sobre as ações da concessionária acompanhe as nossas redes socias e os canais de atendimento: Instagram – @aegeamt I Serviços – www.aegeamt.com.br I Canais de atendimento ao público pelo 0800 647 6060 para ligações e mensagens de texto pelo WhatsApp.

Fonte: AEGEA.MT

Mais notícias