Quando concluída, a ação vai garantir o monitoramento realizado na região

A Águas de Sinop iniciou a instalação de 81 Pontos de Controle de Qualidade (PCQ’s) no município. A iniciativa tem como objetivo reforçar o monitoramento da qualidade da água distribuída na cidade, garantindo maior transparência e eficiência nos processos.

Os PCQ’s são estruturas metálicas, estrategicamente distribuídas conforme o adensamento populacional em cada setor. Cada ponto possui uma torneira interna ligada diretamente à rede de distribuição da concessionária, permitindo coletas ágeis e seguras durante todo o ano. Atualmente, as análises de qualidade são realizadas diretamente nos cavaletes de consumo, um método que demanda mais tempo operacional e está sujeito a interferências externas.

“Estes novos equipamentos atenderão à Portaria de Potabilidade 888/2021 e também vão entregar à população de Sinop uma visão clara do nosso compromisso com a qualidade da água que chega às residências. Esta é uma iniciativa que reforça nossa dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade”, destaca Tais Alencar, coordenadora de Qualidade da Águas de Sinop.

Nos 81 pontos instalados, cerca de 400 amostras serão coletadas mensalmente, totalizando mais de 2.000 análises físico-químicas e microbiológicas realizadas em laboratórios credenciados. Além de atender às exigências legais, o projeto visa democratizar o acesso à informação, permitindo que os moradores acompanhem de perto o trabalho realizado pela concessionária, especificamente os pontos de coleta do material.

A primeira fase de instalação contemplará cinco pontos em áreas estratégicas da cidade, incluindo escolas e unidades de saúde. Os primeiros locais escolhidos são:

●             EMEB Aleixo Schenatto (Jardim Jacarandás);

●             Unidade de Saúde Cidade Jardim (Bairro Cidade Jardim);

●             Rua Gênova, 1029 (Jardim Itália II – Florença);

●             USF Maria Vindilina (Bairro Jardim Maria Vindilina);

●             Centro de Endemias (Vigilância Sanitária) (Jardim Palmeiras).

Todas as análises são encaminhadas à Vigilância Municipal, que possui um portal de transparência (Sisagua/Vigiagua) para a apresentação dos resultados e, anualmente, estes dados são disponibilizados aos meios de comunicação, em atendimento ao Decreto Federal nº 5.440/2005. Assim, a Águas de Sinop segue comprometida em investir na melhoria contínua dos processos de distribuição e tratamento, assegurando a entrega de água de qualidade e dentro dos padrões exigidos pela legislação.

Para mais informações, siga @aegeamt no Instagram ou acesse www.aegeamt.com.br  Para falar com a Águas de Sinop, entre em contato pelo telefone/WhatsApp 0800 647 6060.

Fonte: AEGEAMT

Mais notícias