Águas de Primavera comemora Mês Mundial do Meio Ambiente com ações educativas no município
A parceria entre a concessionária e a Prefeitura Municipal, por meio da SAMA, resultou em uma série de iniciativas significativas.
Ações voltadas à conscientização e sustentabilidade mobilizaram os colaboradores da Águas de Primavera em comemoração ao Mês Mundial do Meio Ambiente. A parceria entre a concessionária e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), resultou em uma série de iniciativas significativas.
O “Projeto de Olho no Óleo”, por exemplo, vai conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente o óleo usado, com palestras educativas da Águas de Primavera nas escolas municipais ao longo de 2024, para explicar sobre a utilização dos recursos naturais de forma responsável, e os problemas causados ao meio ambiente pelo acúmulo de lixo nas ruas, rios e córregos.
No mutirão de limpeza da cabeceira do Boa Esperança, os voluntários retiraram lixo orgânico, garrafas pet e de vidro, pneus, latas e plásticos em geral provenientes do descarte irregular nas ruas que vai direto para galerias de águas pluviais, prejudicando a natureza.
A programação foi finalizada com o Dia da Consciência Ambiental, chamado Dia D, na Lagoa Municipal Vô Pedro, um dos cartões postais de Primavera do Leste. Na ocasião, a Águas de Primavera se fez presente com um stand distribuindo gibis educativos com uma história sobre saneamento básico. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Silva Nascimento, agradeceu às empresas parceiras pelo sucesso da programação que superou a expectativa de público. “Os parceiros foram essenciais nessas ações, pois são empresas e instituições que têm grande expertise na preservação e conservação do meio ambiente. Agradeço a valiosa parceria de todos os envolvidos”, afirma Higor Nascimento.
Durante os eventos, a Águas de Primavera distribuiu 1.200 copos de água potável. Estes copos plásticos serão reutilizados pela SAMA na produção de mudas de árvores nativas e ornamentais. Todas essas ações estão alinhadas com os projetos de educação ambiental da concessionária, como o “Saúde Nota 10”, que buscam sensibilizar a população sobre a importância de práticas sustentáveis no dia a dia.
O coordenador de Responsabilidade Social e Comunicação da Águas de Primavera, David Garib, explica que este ano foi a segunda vez que a concessionária participou junto da SAMA da extensa programação. Conta ainda que neste ano pode destacar dois pontos: a limpeza da cabeceira do Boa Esperança, realizada no dia 8, que não só beneficia o abastecimento hídrico do município, mas também contribui para a saúde pública, evitando possíveis focos do mosquito da dengue, bem como a participação ativa dos Guardiões do Cerrado, grupo de escoteiros, que trouxe um novo dinamismo às ações, envolvendo crianças e adolescentes em atividades de educação ambiental.
“É inspirador ver a mobilização da comunidade, entidades e empresas em prol do meio ambiente. O sucesso das ações realizadas em 2024 já motiva o planejamento para futuras iniciativas. O trabalho conjunto e a conscientização são fundamentais para construirmos um futuro mais sustentável e saudável para todos. A Águas de Primavera reafirma seu compromisso em contribuir para a preservação dos recursos hídricos e para o bem-estar da comunidade, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos positivos a longo prazo. Juntos, podemos fazer a diferença!”, enfatiza Garib.
Responsabilidade Socioambiental
No município, a Águas de Primavera investe em cuidados com o meio ambiente e na promoção de práticas de cidadania e de caráter educacional, por meio de programas socioambientais voltados à conservação do meio ambiente, educação ambiental e relacionamento com a comunidade. A concessionária realiza constantemente a limpeza das áreas no entorno dos locais de captação de água, além de plantio de mudas, exercendo um trabalho contínuo que contribui para o desenvolvimento da cidade e o fortalecimento do respeito ambiental e conservação dos recursos hídricos.