Agentes de endemias de Sinop levam orientação sobre o mosquito Aedes aegypti
O Programa Saúde na Escola (PSE) teve início no mês de março, como o objetivo de promover ações de educação e saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos. A ação é coordenada pelas Secretarias de Saúde e Educação, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Trânsito, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e universidades públicas e privadas. No total, 34 unidades educacionais serão contempladas com as atividades até fim do ano letivo, seguindo um cronograma de agendamento.
O setor de endemias, da pasta da Saúde, já visitou 31 escolas, levando aos alunos palestras orientativas que tratam sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, as doenças transmitidas e, principalmente, sobre a prevenção. Além das palestras, a equipe ainda faz apresentação de teatro com fantoches, uma forma lúdica de prender atenção e levar informação. Até o momento mais de 10 mil alunos participaram das atividades.
Na semana passada, os agentes de endemias visitaram as escolas Rodrigo Damasceno, Enio Pipino, Joao Pissinati e Armando Dias. O coordenador de endemias Alef de Souza Costa destaca a importância do programa. “Essa ação é necessária, principalmente por podermos trabalhar o combate à dengue com as crianças, eles são propagadores de informações, e nos ajudam disseminar as orientações, levando para casa o que aprenderam na escola”, pontuou.
Além do combate à dengue, O PSE trabalha outros temas como, combate à violência infantil; orientações sobre o autismo; alimentação saudável; saúde bucal; prevenção ao tabagismo, trânsito e combate à obesidade infantil com avaliação de peso e altura das crianças.