Foi encerrado ontem (29), um ciclo de quatro dias de palestras, promovido pela Prefeitura Municipal de Colíder com o tema “Assédio Moral, Assédio Sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e a violência sexual na administração pública”.

A palestrante foi a juíza da Vara do Trabalho Graziele Cabral. O primeiro dia de palestra, no Centro Cultural, teve como público alvo os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura; na terça foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde, seguida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação na quarta-feira e ontem, quinta-feira, foi a vez das demais secretarias, Paço Municipal, Câmara de Vereadores, Previ-Lider, assessoria jurídica, e prestadores de Serviços comissionados e terceirizados da administração municipal e Sindicato dos Servidores Públicos.

A juíza destacou que foi muito importante a administração discutir essa questão. “O assunto tratado é delicado, fala de todas as violências sofridas no ambiente de trabalho, como o assédo moral que traz consequências psicológicas, que agridem, humilham e constrangem as pessoas”, explicou.

Também foi tratado sobre as formas e os tipos de assédio sexual. “Muitas vezes as pessoas imaginam que esse assédio precisa de toque, de contato. Mas as vezes uma foto com apelo sexual, uma mensagem, uma cantada, também é considerada assédio”, completou a palestrante.

Ela pontuou que o ciclo de palestras vem para cumprir as exigências da lei sancionada em abril e trazer a conscientização de todos os servidores. “É responsabilidade de cada um manter um ambiente de trabalho saudável, respeitando seu colega. Também foi explicitado que a prefeitura de Colíder possui um canal de denúncias que pode ser utilizado por qualquer servidor que estiver se sentindo agredido, através de denúncia identificada ou anônima”, explicou a magistrada.

O prefeito Hemerson Máximo (Maninho), destacou que Colíder foi um dos primeiros municípios a implantar essa capacitação para todos os servidores. “Quero agradecer e parabenizar a Dra. Graziele Cabral pela belíssima condução desse assunto, oferecendo mais essa capacitação aos nossos servidores públicos”, pontuou o gestor.

 

Fonte: Assessoria

Mais notícias