Ações no dia nacional da luta antimanicomial são realizadas pela Secretaria de Saúde
Hoje, 18 de maio, é celebrado o dia Nacional da Luta Antimanicomial e, em alusão a data, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ações de integração, com o objetivo de chamar a atenção sobre a luta e os direitos das pessoas que sofrem com transtornos mentais.
No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes, foi realizada programação especial, que começou com café da manhã, atividades estéticas e lúdicas, apresentações, brincadeiras e finalizou com almoço em comemoração à data. Estiveram presentes os pacientes e familiares, e estudantes de universidades e escolas técnicas parcerias, que deram apoio para deixar o dia mais aconchegante.
"O objetivo é frisar os direitos das pessoas com transtornos mentais, e chamar a atenção da população, mostrar que existe tratamento, que o apoio da família e amigos são importantes neste processo. Entender sobre o tema e com isso poder ajudar quem precisa”, frisou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.
Galhardo destacou ainda que hoje foi realizada a Primeira Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas de Sinop, com o tema: “Semeando e colhendo Saúde Mental”. A ação foi na própria Casa de Apoio à Saúde Indígena de Sinop (CASAI), onde foi ofertada uma manhã dedicada à saúde.
“Estivemos lá atendendo as crianças e adultos, com orientação bucal e distribuição de escovas de dente, teatro com fantoches, atividades físicas, brincadeiras, roda de conversa e pintura. A arte é uma coisa que eles gostam muito, e fazem muito bem”, pontuou a secretária.
Lembrando que Sinop conta com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, que tem como objetivo atender crianças e adolescentes (até 17 anos) na área da saúde mental. Com atendimentos de segunda à sexta-feira (com exceção de quinta, dia de trabalhos internos e visitas), das 7h às 19h, em formato livre demanda, sem necessidade de agendamento.
O CAPS oferta serviços para pessoas com problemas de saúde mental graves e persistentes como: Transtornos depressivos e de ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo, uso de Álcool e outras drogas, entre outros. O atendimento é de segunda a sexta-feira (com exceção de quinta, dia de trabalhos internos e visitas), das 7h às 18h, por meio de encaminhamento e agendamento.