No primeiro dia de atividades estão sendo atendidas 116 pacientes. Ao todo, 60 passam pelo exame Papanicolau e outras 56 pela Mamografia.

 

Os exames são realizados no Centro de Regulação, na Avenida Itaúbas com Rua dos Eucaliptos, conforme explica o Diretor de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Sadi de Oliveira “as mulheres que querem fazer exames precisam trazer documentos pessoais e o cartão do SUS. A distribuição de senhas é no local e por ordem de chegada. O serviço, nessa etapa, vai até a próxima sexta-feira, ” detalha o diretor.

As mulheres atendidas terão respostas dos exames e dentro de 30 dias. Os casos positivos, se detectados, podem ser encaminhados para a unidade provisória do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de MT, na rua das Magnólias 153, no Setor Comercial de Sinop.

Amanhã, terça-feira (19) a unidade móvel estará na cidade de Santa Carmem, a 35 km de Sinop. Lá, também há uma triagem e os casos que precisam de exames serão encaminhados aos profissionais que atendem no caminhão do Hospital de Amor.

Na solenidade de lançamento das atividades, nesta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores, autoridades políticas e diretores falaram sobre os novos desafios do projeto.

O primeiro é garantir dinheiro para o funcionamento da unidade fixa, provisória, no centro de Sinop, conforme explica a presidente da AVIP, Anna Letícia Yanai “ainda são necessários vinte milhões para a finalização das obras definitivas que devem vir de emendas de deputados e senadores. Mas tem algo imediato que é a manutenção e as despesas fixas mensais, estimadas em duzentos mil reais, parte disso já será pago pelo consórcio de municípios e ainda tem uma parte que precisamos arrumar, para honrar compromissos e atender com qualidade", define a presidente.

O segundo desafio é a conscientização. O presidente do Consórcio Teles Pires que envolve 15 municípios, Rodrigo Frantz, também prefeito de Santa Carmem, entende que cada município deve levar informações e buscar as mulheres para que sejam examinadas “estamos no outubro Rosa, período em que a sensibilização é maior. Contudo, esse serviço que assinamos com as prefeituras, o Instituto de Prevenção e o Hospital de Amor é constante, precisa e vai ser usado para que assim cuidemos melhor de nossas mulheres. Em breve, as atenções serão voltadas aos homens também" detalha o presidente.

Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Norte de MT (AVIP) Telefone: (66) 99684-0451 (Paulo Prates- secretário executivo) Instagram: @avipnortemt Facebook: Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de MT

Fonte: Assessoria

Mais notícias