9ª edição da Conferência de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde de Sinop deu start na Conferência Municipal de Saúde, que é realizada a cada quatro anos, em todo o Brasil. Já em sua nona edição, teve como principal viés o debate e a busca do fortalecimento para implementar melhorias nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde [SUS].
Este ano, os debates foram balizados em cima do tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia”. Os trabalhos, que iniciaram, ainda no início da manhã, estão programados para durar até às 17h, ou seja, um dia inteiro dedicado a saúde, envolvendo palestras, debates em grupo, apresentação e aprovação de propostas, bem como a eleição dos candidatos a delegados, que irão participar da 10ª Conferência Estadual de Saúde.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sinop, Marilene Pereira, as conferências municipais são de extrema importância para o bom funcionamento das gestões municipais. “É através dessas conferências que nascem as oportunidades de um SUS melhor! É um momento muito importante para Sinop, para discutir políticas públicas de saúde, assuntos que serão levados para a conferência estadual e depois nacional”.
O encontro que serve para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para melhorar o acesso dos usuários ao SUS, foi aberto ao público e contou com a participação de autoridades, representantes de classe, profissionais da saúde e estudantes, assim como a Andrea kopper, que cursa enfermagem. “Acredito que a população tenha um papel importante nesse evento, pra gente contribuir com melhorais e entender como funciona”, pontou.
“Nós convocamos e a população compareceu para contribuir com a melhoria da saúde pública. São contribuições que refletirão no Brasil todo.Por meio dos trabalhos dos grupos e dos debates vamos construindo propostas que serão encaminhadas para serem realizadas, não só no nosso município, mas no nosso Estado e em todos os outros 5.570 municípios brasileiros.” destaca a presidente do Conselho de Saúde de Sinop.
A enfermeira Larissa Costa Ribeiro, que trabalha no CIA André Maggi, frisou a importância do evento que foi planejado e esperado por quatro anos. “Esse momento é um grande encontro, oportunidade para discutir as problemáticas que existem na saúde, como podemos resolver e proporcionar uma melhor qualidade de vida e assistência de saúde para a nossa população”.