A antecipação do 13° salário do INSS veio com atraso, devido à demora da aprovação do Orçamento Geral da União 2021. Diante isso, a primeira parcela será paga no mês de maio e junho e a segunda no mês de junho e julho.

O pagamento do 13° salário do INSS de forma antecipada foi anunciado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, antes mesmo da aprovação do Orçamento Geral da União 2021. Por esse motivo, houve atraso no seu pagamento.

O esperado era que as parcelas de 2021 fossem pagas nos mesmos meses que no ano passado. A medida foi adotada em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e os impactos gerados na economia.

A ideia foi ajudar os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social a enfrentar os gastos gerados pela doença. Diante da 2ª onda ad Covid-19 no país, o governo decidiu antecipar, mais uma vez, o pagamento do 13° salário do INSS.

É importante lembrar que esse valor não afeta os gastos públicos, já que é previsto por lei acontecer durante o ano. O que ocorre é apenas a antecipação do pagamento para o primeiro semestre do ano.

Calendário de pagamento do 13° salário do INSS 2021

Para o pagamento deste ano, os segurados irão receber a primeira parcela no mês de maio/junho e a segunda em junho/julho. Há dois calendários de pagamentos, conforme o valor do benefício recebido. Veja abaixo:

Os segurados que recebem mais que R$ 1.100, ou seja, mais que o piso nacional possui um calendário distinto. Sendo assim, o abono natalino será pago no mês de junho (1ª parcela) e julho (2ª parcela). Veja as datas:

Fonte: fdr.com.br

Mais notícias